8 de maio de 2018

Eleitores bem desanimados com a eleição de outubro

Mais de 100 mil eleitores em Rondônia precisam regularizar a situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, caso não se regularizem, terão o título cancelado. Na realidade, o eleitorado não está empolgado em participar do processo eleitoral de outubro e essa falta de empolgação acaba favorecendo candidatos com grande potencial econômico.
O prazo para regularização perante a Justiça Eleitoral expira amanhã e não há previsão de prorrogação da data. A rede social Facebook e a empresa de serviços on-line Google publicaram nesta segunda-feira avisos aos usuários de seus serviços sobre o dia 9 de maio, data-limite para regularização da situação eleitoral para quem pretende votar nas Eleições Gerais de 2018. Os avisos das duas empresas reforçam os alertas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos cidadãos sobre o fim desse prazo, divulgados inclusive em campanha nacional em rádio e televisão. 
Apesar de todo apoio desempenhado pela Justiça Eleitoral, a movimentação ainda é bem tímida nos cartórios, conforme apurou a reportagem do Diário em Ji-Paraná e Porto Velho, os dois maiores colégios eleitorais do Estado. Os últimos escândalos de corrupção e as prisões de políticos tradicionais parecem ter sepultado os planos do eleitorado para a eleição de outubro. Muitos entrevistados pelo Diário disseram que não se importam de pagarem multa pela falta de regularização do título de eleitoral. 
Nos Estados, a Justiça Eleitoral tem feito um excelente trabalho no sentido de orientar os novos eleitores através de programas educativos nas escolas. A importância do voto tem sido massificada junta aos jovens, mas apesar do investimento, também está cada vez mais evidente a falta total de interesse dessa camada da sociedade. 
Apesar do bom desempenho da economia nos últimos dias, hoje são 13 milhões de brasileiros desempregados nas ruas de todas as capitais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas e também do Ministério do Trabalho e Emprego. Outros milhões estão saindo das faculdades e sem previsão de dias melhores. 
Muitos sonham em deixar o Brasil. Uma parcela do funcionalismo público, que está próximo de se aposentar, já faz planos longe do País por conta dos últimos escândalos de corrupção. Entendem que o Brasil está longe de passar por uma profunda mudança nas eleições de outubro. Mas para isso, é necessário o cidadão exercer a Constituição Federal e participar do processo democrático. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário