2 de maio de 2018

Comunidades carentes de energia elétrica

Enquanto patina o processo de privatização da Eletrobras, distribuição Rondônia, está em plena execução no Estado a primeira integração de um sistema isolado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A meta do projeto é contemplar mais de 20 localidades de Rondônia que ainda não são beneficiadas com energia gerada por meio das usinas do rio Madeira. Essa população até hoje enfrenta sérios problemas com a falta de energia e está na condição de “isolada”.
A falta de energia, infelizmente, ainda é uma realidade na região Norte, e essa deficiência causa sérios transtornos à vida da população e de quem não tem nada a ver com o problema. Foi o caso do protesto realizado na última semana, quando moradores interditaram a BR-364, na região do distrito de Vista Alegre do Abunã, na divisa de Rondônia com o Acre. Os moradores de uma localidade exigiam da Eletrobras, distribuição Amazonas, energia elétrica na região. O prejuízo ficou com Rondônia e Acre, que teve o direito de ir e vir imposto pelos organizadores do movimento.
Em Rondônia, a situação é tão delicada que existem distritos da capital e interior do Estado onde há estrutura da linha de transmissão que inteliga ao SIN, mas essas localidades são desassistidas de energia limpa. O custo para interligar essas localidades é bastante elevado, segundo apurou o Diário. Estima-se um investimento de mais de R$ 460 milhões, nessa primeira etapa, para contemplar mais de 15 distritos. Pelo menos essa era a previsão no ano passado da Eletrobras, conforme demonstrado no balanço geral, divulgado esta semana.
Cidade em pleno desenvolvimento econômico e atraindo várias empresas, Machadinho do Oeste, enfrenta uma situação bem complicada em decorrência da falta de energia. A cidade, que é abastecida com energia produzida por meio de gerador, chegou a enfrentar constantes apagões causando sérios prejuízos para o comércio. O questionamento da comunidade é sempre o mesmo: como Rondônia produz energia para outros Estados e não consegue atender à imensa demanda interna?
O projeto de integração ao sistema do linhão vai atender às localidades de União Bandeirantes, Vista Alegre, Vila Extrema, Nova Califórnia, todos distritos de Porto Velho, além dos municípios de Machadinho do Oeste, Alvorada, Cujubim, Costa Marcos Campo Novo, São Francisco, Vale do Anari, mais os distritos de Urucumacuã, Pacarana, Izidolândia. Estima-se que até 2020 todas essas localidades serão atendidas. Resta esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário