5 de maio de 2018

A importância econômica do Vale do Jamari

Aberta na noite da última quinta-feira no município de Ariquemes, distante 200 quilômetros de Porto Velho, a  Exposição de Piscicultura, Agroindústria e Agronegócio do Vale do Jamari (Expovale), se tornou referência em negócio e começa a atrair atenção de outros Estados e do mercado internacional. A exposição, que segue até amanhã, está servindo para mostrar a força do agronegócio com destaque para a produção de peixe. 
Mas a força da região da Grande Ariquemes, que reúne mais de 8 importantes municípios, está na produção de madeira e começa também a ganhar importância na produção de grãos e na atividade de serviços. O município de Cujubim, por exemplo, recebeu nos últimos anos várias indústrias de madeira, atraindo o mercado internacional. O número de propriedades rurais aumentou nos últimos três anos, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 
Devido a grande expansão das atividades em Cujubim, a Eletrobras, distribuição Rondônia, já estuda a execução de um plano de interligar o município ao Sistema Nacional de Energia (SIN). As obras devem ser lançadas ainda este ano. Hoje o município é abastecido com energia gerada por meio de óleo diesel. Na mesma situação está a cidade de Machadinho do Oeste, distante 150 quilômetros de Ariquemes. A cidade tem forte vocação para a produção de gado e soja, mas ainda depende de energia limpa. Essas duas cidades são importantes para a economia da Grande Ariquemes e contribuem de forma significante no Produto Interno Brasileiro (PIB). 
Itapuã do Oeste é outra região importante para o mercado da piscicultura. Afetada com a construção do Lago do Samuel, hoje a cidade é suprida com energia de qualidade e produzida pelas usinas de Santo Antônio e Jirau, em Porto Velho.  O preço das propriedades rurais na região impulsionou depois que a cidade ganhou fama no mercado de produção de tambaqui e em projetos de construção de tanque de peixes. 
Toda essa força econômica da grande Ariquemes está  exposta na Feira da Expovale - a rede hoteleira também agradece esse movimento comercial. São mais de 200 expositores e mais de 35 agroindústrias participando do evento com a expectativa de movimentar R$ 10 milhões. Rondônia, sem dúvida, é o hoje o maior produtor de peixe nativo do País, com mais de 90 mil toneladas produzidas ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário