8 de fevereiro de 2018

O desafio dos tribunais nas chamadas fake news

Um dos grandes desafios do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos meses será definir um plano estratégico no combate às notícias falsas, as chamadas fake news, durante a campanha eleitoral. Essa preocupação emergente da Justiça Eleitoral está bem clara e os tribunais regionais precisarão contar com o apoio da verdadeira imprensa para auferir com mais rapidez a veracidade das notícias disseminadas na grande mídia.
Ontem, o novo presidente do TSE, ministro Luiz Fux, se reuniu com os presidentes de TREs e na pauta cobrou um trabalho de parceria com a imprensa local. Essa aliança ganhou força em função da imprensa regional ter outras formas eficazes de confirmar com maior celeridade o que é ou deixa de ser verdadeiro, permitindo melhor rapidez para a Justiça Eleitoral e até mesmo para os advogados de candidatos no caso de eventual processo judicial. Sobre a difusão de notícias falsas, o novo presidente do TSE deixou bem claro que a campanha política não pode ser baseada na destruição da honra dos concorrentes por meio das redes sociais. Para o ministro Fux, não se trata de impedir a manifestação livre de expressão, mas de neutralizar comportamentos abusivos no período eleitoral, o que contamina todo o processo eleitoral.
É necessário e de grande importância a parceria do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal, que tem equipamento moderno e capaz de identificar a autoria da notícia falsa. Mas o grande desafio da Justiça será o monitoramento dos grupos de WattApp.
Trata-se de grupos fechados que estarão trabalhando com o objetivo de denegrir a imagem de determinados candidatos. Alguns candidatos às eleições de outubro, segundo apurou o Diário, contrataram agências de notícias especializadas em fazer o “jogo sujo” nessas eleições e a Justiça precisa ficar bem atenta para que o exercício democrático não seja afetado.
O Diário sempre tem trazido nesse espaço o tema em discussão por entender ser de grande importância para o bom andamento do trabalho da Justiça Eleitoral de Rondônia. O jornal entende que as notícias falsas, além de causar um grande transtorno à população, sobrecarregam o trabalho dos juízes durante o período eleitoral.
Hoje está bem claro que o Tribunal Regional de Rondônia trabalha no sentido de garantir  nos meses que antecedem as eleições um trabalho eficaz e dentro da normalidade, diferente do que ocorreu em outros Estados no ano passado. Mas para isso é importante o trabalho da imprensa nessa parceria e ajudar a Justiça Eleitoral no trabalho pelo bom equilíbrio do processo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário