11 de dezembro de 2017

Curso de medicina e o hospital universitário

Rondônia recebeu uma notícia importante na última semana. O Ministério da Educação (MEC) autorizou a implantação do curso de medicina na cidade de Ji-Paraná, a segunda maior do Estado. No interior do Estado, apenas o município de Cacoal tem uma faculdade de medicina. 
Ji-Paraná hoje tem uma população de mais de 132.667 habitantes e está localizado na região central do Estado. O único curso de Medicina no interior do Estado é na cidade de Cacoal, com mais de 83 mil habitantes. Graças ao trabalho do senador Acir Gurgacz (PDT), o município de Ji-Paraná foi contemplado com esse presente de fim de ano. 
O primeiro curso de medicina foi autorizado em Rondônia pelo MEC em 2001 no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho. Na época, muitos problemas foram enfrentados. Na época falta estrutura necessária para os estudantes. O único cadáver disponível para as turmas não tinha condições para estudo. Professores da Unir chegaram a doar livros para a biblioteca.
Os estudantes reclamavam ainda da superlotação de alunos, durante o processo de aprendizagem, no hospital de Base de Porto Velho. “Os alunos se esbarram nos corredores dos hospitais e a prática do ensino fica toda comprometida”, disseram os acadêmicos de medicina em recente entrevista ao Diário.
Em Rondônia, todos os anos, se formam em média 200 novos médicos, mas a maioria prefere estudar fora. Por outro lado, a falta de investimentos em cursos de medicina em faculdades particulares levou o Governo Federal a frear o número de vagas nessas instituições. Agora, o Ministério da Educação vai analisar principalmente a questão da estrutura para o curso ser instalado em Ji-Paraná. 
De acordo com o Ministério da Educação, o Governo Federal é quem decide agora onde pretende autorizar novos cursos de medicina. Essa medida foi tomada após vários cursos apresentarem problemas nos últimos anos.
Ainda essa semana, o Ministério Público Federal apresentou ação civil pública para que a Unir conclua a obra do Hospital Universitário, em Porto Velho, cuja obra teve início da década de 90 e até hoje não foi finalizada. Ji-Paraná terá de se preparar e a participação da prefeitura e governo do Estado é de fundamental importância para que problemas ocorridos em Porto Velho não aconteçam em Ji-Paraná. O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), é médico e sabe da importância de um hospital universitário para Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário