23 de agosto de 2017

Melhoria na transmissão de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinou no início do mês contrato de concessão referentes ao Leilão de Transmissão nº 05/2016, realizado pela Agência em 24 de abril deste ano com a finalidade de melhorar do sistema de transmissão de energia elétrica em Rondônia e outros Estados da federação. A empresa vencedora do processo licitatório, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Aneel, tem um prazo bem curto, mais precisamente até o próximo dia 11 de outubro, para concluir melhorias no sistema energético do Brasil. 
De fato, Rondônia carece de melhoria no sistema de transmissão de energia. Ainda é muito comum o rondoniense enfrentar grandes problemas com a falta de energia elétrica. Por grande coincidência, Rondônia sofreu na última quinta-feira um apagão de grande proporção que acabou atingindo vários municípios do Estado e parte do estado do Acre. Hoje a energia produzida pelo empreendimento usinas do Madeira, em Porto Velho, abastece parte do Acre e está interligado com o Sistema Integrado Nacional (SIN). 
As obras das usinas do rio Madeira chegaram para sepultar a falta da energia elétrica, mas o trabalho de distribuição de energia elétrica encontrou vários problemas pela frente, entre eles, a falta de recursos. O então ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, em visita a capital rondoniense, disse na ocasião que o Brasil não teria problemas com a falta de energia. “Hoje posso afirmar que no final da construção das usinas em Porto Velho, todos os brasileiros poderão desfrutar da qualidade de vida que merece, poderão trabalhar sem medo de ficar sem eletricidade, e Rondônia está no centro de toda essa mudança”, disse na ocasião o ex-ministro do PMDB.
De fato, naquele ano, Rondônia ganhou um dos maiores empreendimentos energéticos do Brasil, mas os investidores não esperavam encontrar no caminho grandes problemas com a distribuição da energia produzida pelo Complexo Rio Madeira. As interrupções de energia passaram a acontecer com frequência em decorrência do novo sistema de transmissão. 
O que chama atenção é que os problemas no sistema energético só ocorrerem nas regiões de Rondônia e Acre. No sul do Estado, e parte do Mato Grosso, não há registro sobre problemas de apagão. Com novo cronograma de investimento energético licitado pela Aneel, resta esperar o sepultamento do fantasma do apagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário