15 de maio de 2017

A CPI da Carne em Rondônia e as fraudes no BNDES

Economistas mais experientes do Brasil não conseguem explicar até hoje em Rondônia o verdadeiro  motivo da compra de uma planta frigorífica na ponta da Abunã, na divisa de Porto Velho com o estado do Acre, por um grupo econômico forte do ramo da carne no país. Em Ariquemes, um frigorífico também foi adquirido pelo mesmo grupo e logos depois fechou. 
O assunto chegou a ser objeto de discussão acalorada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Carne, instalada ano passado na Assembleia Legislativa com a missão ambiciosa de investigar indícios de um poderoso cartel da carne em Rondônia. 
Por coincidência, na última sexta-feira a Polícia Federal deflagrou, a Operação Bullish, que investiga fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através BNDESPar, braço de participações do banco, ao frigorífico JBS. Há indícios de gestão temerária e fraudulenta por parte do banco e corrupção de agentes públicos. Por ordem da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, os passaportes de todos os investigados devem ser apreendidos pela PF.
De acordo com as primeiras investigações em poder do Ministério Público Federal, os aportes, realizados de 2007 a 2011, tinham como objetivo a aquisição de empresas do ramo de frigoríficos, no valor total de R$ 8,1 bilhões. A suspeita é que o BNDES tenha favorecido a JBS, da qual a BNDESPar detém 21%. A investigação cita, por exemplo, a compra de ações da JBS supostamente por preço superior à média na Bolsa de Valores - num desperdício de R$ 30 milhões - e o curto prazo para análise de operações financeiras por parte do banco.
A população rondoniense não consegue entender até hoje o motivo da aquisição de plantas frigoríficas em Rondônia e, por coincidência, o fechamento de outras. Todos se lembram no ano passado que um frigorífico estava prestes a ser fechado no município de Chupinguaia, no sul do Estado e 600 pais de famílias seriam colocados no olho da rua. O estrago só não foi maior por conta de uma ação importante do Ministério Público do Trabalho, que foi obrigado a interceder em defesa dos trabalhadores. 
Muito precisa ser esclarecido pela Polícia Federal e Ministério Público Federal. Rondônia desponta na produção de carne e esse crescimento não é novidade. Recentemente o Estado recebeu a visita de mais uma missão internacional interessada em comercializar a carne de Rondônia. A população até hoje não conseguiu entender o verdadeiro motivo da queda no preço da arroba do boi em Rondônia e a disparada do preço da carne nos supermercados. Muita dúvida ainda precisa ser esclarecida às autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário