18 de março de 2017

A operação policial que paralisou o Brasil

Considerada a maior ação federal de combate à corrupção e a lavagem de dinheiro, a operação federal Lava Jato completou ontem aniversário de três anos. Sem dúvida, a operação policial paralisou o Brasil e levou uma grande quantidade de empresários e políticos para a cadeia, o que era bastante raro acontecer no País.
De fato a economia e o crescimento econômico do Brasil foram afetados diretamente com a Lava Jato. Até hoje os investidores têm grande receio em investir no Brasil por conta da operação. A situação se complica ainda mais quando aparecerem nomes de senadores influentes, ministros e assessores do alto escalão do governo citados em delações premiadas em poder do Ministério Público Federal do Paraná.
A operação Lava Jato foi extremamente necessária e conseguiu estancar a sangria dos cofres públicos. A corrupção do dinheiro público parecia estar fora do controle. A população não tem ideia da quantidade real de dinheiro que foi surrupiado da população com o pagamento de propina. Isso sem contar com o dinheiro que era transferido para contas bancárias em outros países.
A população saiu às ruas para aplaudir o juiz federal Sérgio Moro e toda a equipe de procuradores que atuou na operação federal. Mesmo com a operação em andamento, muitos não se intimidaram com a ação federal e tentaram barrar a operação. Não produziu efeito. A população foi às ruas para apoiar o trabalho da Polícia Federal.
Os números obtidos pela  Lava Jato são surpreendentes. Foram 57 acusações criminais contra 260 pessoas com a recuperação de R$ 10 bilhões aos cofres públicos, entre valores que já foram devolvidos ou estão em processo de recuperação. O dinheiro seria o suficiente para concluir dezenas de obras paralisadas importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil.
A conta ainda não fechou e poderá ainda levar algum tempo para fechar. A empresa Odebrecht resolveu fazer acordo com os procuradores e devolver parte do dinheiro desviado. A empresa pertencente a Marcelo Odebrecht não foi a única a se envolver com o desvio de dinheiro público. Outras empresas participaram da construção e reforma dos estádios para os jogos das Olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário