24 de janeiro de 2017

Porto Velho, a cidade das oportunidades

O município de Porto Velho comemora hoje o aniversário de 102 anos de instalação com a importante missão de avançar no ranking das cidades com o maior Produto Interno Bruto (PIB). No ano passado, conforme apontou pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município ocupou a 23ª posição no ranking das capitais na participação do PIB nacional.
A capital rondoniense, de acordo com a pesquisa, está na frente de Rio Branco (AC), Palmas (TO), Boa Vista (RR) e Macapá (AP). Em relação ao Brasil, o município ocupa a 65ª posição. De acordo com o estudo, em 2014 a participação relativa das capitais na composição do PIB foi 33,0% igual à de 2013.
Porto Velho é um município em pleno desenvolvimento e de grandes oportunidades para quem deseja investir. A cidade sofreu grande impacto com a construção das usinas do rio Madeira e se destacou no crescimento do agronegócio, mas ainda patina com a falta de indústria e carece da necessidade de melhorar a logística.
Mesmo com algumas demandas emergentes a serem supridas pelos gestores públicos, as oportunidades de crescimento não faltam. Os grandes investidores do agronegócio já sinalizaram que estão de olhos bem atentos no setor agrícola. Um exemplo claro dessa pretensão no agronegócio é a oferta da linha de crédito.
Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sicoob e até a Caixa Econômica Federal estão ofertando crédito aos pequenos agricultores. As ofertas de créditos são importantes para o crescimento do município. A agricultura familiar ajuda no aumento do PIB, mas é importante a participação das ações de governo para alavancar o setor.
O governo do Estado tem cobrado do Governo Federal a regularização fundiária das propriedades rurais. Em Porto Velho, muitos pequenos agricultores não conseguem contrair empréstimo em função da falta de documento da propriedade rural. O Governo Federal pode suprir essa necessidade. Várias oportunidades de negócios dependem da regularização fundiária.
O município de Porto Velho tem um clima favorável capaz de dobrar este ano sua capacidade de produção. Outro fato importante é a importância da água na melhoria da agricultura, o que muitos Estados da federação não contam com esse importante fator. 
O aniversário de 102 anos de instalação do município mostra que a região é bem promissora e capaz de avançar e se tornar uma cidade com uma economia muito mais forte em um futuro bem próximo. Porto Velho está de portas abertas para novos investidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário