6 de janeiro de 2017

Políticos alvo do crime em Rondônia

O assassinato do ex-prefeito de Ministro Andreazza, Neuri Carlos Persch (PTB), voltou a preocupar a população do interior de Rondônia e merece uma resposta com urgência do Estado. O crime que aconteceu na última quarta-feira à noite na pacata cidade de Ministro Andreazza revela que a violência não tem endereço fixo para acontecer. 
O crime é bem semelhante ao ocorrido recentemente no município de Ji-Paraná, quando pai e filho foram executados por dois motoqueiros em plena tarde. Não se tem notícia dos autores e a Polícia Civil está trabalhando no caso. 
Neuri foi prefeito de Ministro Andreazza por quatro mandatos. Sua gestão como administrador foi considerada uma das melhores do Estado e o petebista era dono de popularidade imensa. Ganhou a simpatia dos eleitores da pequena cidade de Andreazza ao ser reeleito com mais de 65% da preferência do eleitorado. As primeiras investigações revelam que o ex-prefeito estava sendo alvo de constantes ameaças, mas o caso está sendo investigado.  
Os crimes envolvendo políticos são recheados de mistérios. Até hoje não se tem resposta dos crimes ocorridos no município de Ouro Preto do Oeste, quando o presidente da Câmara, vereador Edson Gasparoto, foi executado com vários tiros em um bar localizado na BR-364, saída para Ji-Paraná. O assassinato de Gasparato também comoveu a população, mas até hoje não se tem notícia dos autores dos disparos que resultaram na morte do vereador. 
O ex-prefeito de Machadinho, Marinho Alves (PV), o popular Marinho da Caerd, também reeleito e que deixou o cargo no último dia 31 de dezembro, também foi vítima dos criminosos e escapou por um milagre. Ele teve seu veículo cercado por bandidos que atiraram contra o carro em movimento. Marinho teve que mandar blindar o veículos e foi obrigado a andar com  segurança. 
É comum, muitas das vezes, o prefeito assumir  cargo e tomar medidas que não agradam determinados setores da sociedade. Um exemplo claro disso foi o episódio ocorrido na cidade de Itumbiara (GO). Ex-prefeito e candidato à prefeitura José Gomes da Rocha foi assassinado no ano passado em plena campanha eleitoral quando participava de uma carreta. O crime foi praticado por um servidor público do município. 
A violência contra o ex-prefeito Neuri Carlos Persch mostra que a classe política está bem próxima da criminalidade e pode ser um alvo bem fácil da violência. O prefeito, em muitos casos, recebe uma responsabilidade muito grande de cuidar do município e da população. Muitas das vezes, esquece até mesmo de cuidar da própria segurança e chega a acreditar que nunca passará por um ato de violência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário