8 de dezembro de 2016

Poderes unidos no combate a dengue

Os prefeitos que assumem no próximo dia 1º de janeiro em Rondônia terão pela frente, além da falta de recursos para investimentos, superar mais um grande desafio no primeiro ano de gestão; o combate ao avanço da dengue em pelo menos 17 cidades. Ontem, o Diário trouxe como manchete principal a notícia do avanço da dengue no interior do Estado e apontou os municípios que estão em situação de risco. O alerta foi feito pelo Ministério da Saúde.
Na semana passada, o presidente Michel Temer (PMDB) mobilizou todos os ministros de Estado no Dia Nacional de Combate à Dengue. Porto Velho recebeu a visita do ministro interino da Agricultura, Eumar Novack , que esteve acompanhando autoridades do Estado e do município reforçando a campanha de conscientização.
A iniciativa do Governo Federal foi super importante, mas é preciso nesse exato momento a participação de outros poderes nessa campanha de alerta à sociedade. Os poderes Legislativo, Judiciário e o Ministério Público devem abraçar com urgência medidas que visam alertar a população sobre os riscos de um possível surto de dengue.
O Ministério da Saúde, através do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) e  em conjunto com os municípios, apontou que as cidades de Monte Negro, Parecis, Buritis, Espigão D’Oeste e Alto Paraíso estão em situação de risco. As cidades de Colorado, Cabixi, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Cacoal, Ji-Paraná, Urupá, Theobroma, Candeias do Jamari, Ariquemes, Presidente Médici e Ministro Andreazza aparecem em alerta.
O município de Porto Velho foi o único que abraçou a causa neste ano. A cidade ficou em situação de alerta no ano passado e o foco do mosquito se concentrou principalmente na zona Leste, sobrecarregando as unidades de saúde. Após a campanha de alerta lançada pela prefeitura houve uma redução do foco, segundo revelou a Secretaria de Saúde do Município, mas ainda é preciso manter a população conscientizada da necessidade de não jogar lixo nas ruas.
Além do surto de dengue, a chikungunya e zika vírus são fortes ameaças à população justamente nessa época do ano, quando o período de chuva é intenso em Rondônia. A grande quantidade de lixo que é jogada na rua também é um importante aliado do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário