23 de dezembro de 2016

Mais dinheiro no mercado com o saque do FGTS

O Governo Federal ainda não editou as regras estabelecidas para o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores, mas sem dúvida a medida promete impulsionar a economia brasileira nos próximos anos e permitirá a circulação de mais recursos na economia.
A promessa de liberar o dinheiro do FGTS foi anunciada pelo presidente Michel Temer (PMDB) ontem em Brasília durante abertura de um café da manhã com jornalistas. Ainda no encontro, o peemedebista anunciou também a redução dos juros do cartão de crédito, que vão despencar pela metade - hoje o percentual é de 14%.
O momento econômico que passa o Brasil é de muita observação no mercado. O trabalhador, muitas das vezes, tem certo receito em utilizar recursos do fundo de garantia para fazer qualquer tipo de investimento, seja na construção da casa própria ou na abertura do próprio negócio.
Nesse cenário de crise e muita incerteza, a melhor opção nesse momento é utilizar o apoio do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), que possui pessoas de profundo conhecimento sobre o melhor  investimento na abertura do próprio negócio.
Não se pode esquecer da importância do Governo Federal repensar na proposta de anistiar os juros ou multas às empresas que estão em débito com a União. O assunto foi amplamente debatido no início do mês com o presidente Michel Temer, o coordenador da Bancada Federal de Rondônia, deputado federal Nilton Capixaba (PTB) e representantes do Ministério da Fazenda.
Foi demonstrado para Temer que muitas empresas fecharam porque não conseguiram renegociar as dívidas com o Governo Federal. Talvez seja importante, nesse cenário de crise, trazer novamente essas empresas para a formalidade. A renegociação da dívida abre um caminho para o crescimento do Brasil. O empresário, de fato, precisa de mais uma oportunidade de crescimento. Para isso, depende do apoio do Governo Federal.
Rondônia promoveu este ano o Mutirão da Negociação Fiscal, em parceria com os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Durante essa ação, o cidadão teve a oportunidade de conhecer seus débitos fiscais e negociar suas dívidas com facilidades, como descontos de até 95% nas multas, juros e parcelamentos. A medida facilitou a vida de muitos que ameaçavam deixar o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário