10 de dezembro de 2016

Consumidor busca recuperar o crédito

O comércio de Porto Velho realiza amanhã mais uma promoção de final de semana. Muitos vão aproveitar o 13º salário e colocar as contas em dia. Ontem, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o total de inadimplentes no País atingiu 58,5 milhões, em novembro último, o equivalente a 39% da população adulta brasileira.
O estudo revelou que esse número é 0,69% maior do que em novembro do ano passado, representando a entrada de um milhão de pessoas no período de um ano na lista de negativados. Apesar de elevada, a lista recebeu menos devedores do que entre 2014 e 2015, quando foram incorporadas dois milhões de pessoas.
A maior parte dos devedores em atraso está na região Sudeste (24,2 milhões) ou 37,37% da população adulta nessa região. O segundo maior volume foi constatado no Nordeste (15,8 milhões) ou 38,82% da população adulta dessa região, seguido pelo Sul (8,1 milhões), equivalente a 36,41% da população adulta regional; Norte (5,4 milhões) ou 46,42% da população adulta regional e Centro-Oeste (5 milhões) ou 44,12% da população adulta regional.
Somente com o pagamento do 13º salário do funcionalismo público, Rondônia movimenta no comércio mais de R$ 900 milhões, o que representa um importante impulso na economia do Estado, além de gerar novos postos de trabalho nesse final do ano. Mas toda cautela é importante nesse momento de crise.
O consumidor de Rondônia, apesar de contar com a força do agronegócio, precisa ficar atento ao cenário econômico nacional. É justamente nesse cenário que está residindo o perigo. Os bancos são os que concentram a maior parte das dívidas (48,24%), seguida pelo comércio (20,31%); comunicação (13,35%) e água e luz (7,96%). Esse ano várias empresas decidiram facilitar a vida do contribuinte em dívida. A Eletrobras conseguiu recuperar o crédito dos inadimplentes e o governo Estadual também abriu mãos dos juros e resolveu parcelar os débitos atrasados dos contribuintes com IPVA e ICMS. Mesmo com essa oportunidade, muitos não tiveram a oportunidade de deixar as contas em dia. O pagamento do 13º salário pode ser uma bela oportunidade para o equilíbrio das contas e garantir o nome limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário