18 de novembro de 2016

A carne de Rondônia no mercado europeu

O Estado de Rondônia recebeu na semana passada uma importante notícia. A União Europeia autorizou o comércio da carne de Rondônia, conforme anunciou o presidente da Associação Brasileira de Importação e Exportação de Carne (Abiec), Antônio Carmandelli. O assunto foi manchete do Diário, edição do último domingo, e fez movimentar o mercado da carne em Rondônia.
A União Europeia é uma potência econômica mundial e a abertura desse mercado vai permitir Rondônia dobrar a exportação de carne para uma população de mais de 11 milhões de habitantes. Otimistas com o mercado da carne acreditam que dentro de alguns anos o estado de Rondônia vai dobrar o envio do produto para outros mercados internacionais. Isso significa a geração de empregos no campo e na cidade.
O prefeito eleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), tem papel importante nesse cenário econômico, uma vez que o município caminha para ser o maior rebanho bovino do Estado e precisa de uma política forte no setor agrícola. Precisa cumprir o que de fato prometeu durante a campanha eleitoral e colocar pessoas experientes na condução da pasta da Secretaria de Agricultura. O Estado também tem papel fundamental na atividade econômica da carne e está fazendo o dever de casa com a campanha de vacinação contra a febre aftosa.
A Delegacia Federal da Agricultura (DFA), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, também merece elogios por esse momento fundamental que Rondônia atravessa na economia. São os fiscais da DFA que acompanham de perto se os frigoríficos instalados no Estado estão cumprindo com o que determina a legislação brasileira. A União Europeia é bem exigente nos produtos que ingressam em seu mercado e o fato da carne de Rondônia atender às exigências estabelecidas pelo mercado europeu é uma vitória importante de todos os órgãos envolvidos nesse processo.
Vale ressaltar que a pecuária de Rondônia passou por um momento bem delicado com a queda drástica no preço da arroba do boi no ano passado e início do ano. O assunto provocou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa e permitiu a abertura de uma linha de investigação em cima de indícios da existência de um cartel da carne em Rondônia. Os parlamentares jamais devem deixar o tema cair no esquecimento e os produtores rurais precisam estar bem atentos a todo esse cenário econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário