4 de outubro de 2016

Rondônia: A credibilidade das pesquisas

O Instituto Ibope terá pela frente que refletir os últimos erros no processo de elaboração de pesquisas eleitorais em Rondônia. Contratada por mais de R$ 50 mil, a última pesquisa divulgada pelo instituto (essa pesquisa era esperada com muita expectativa por milhares de pessoas que ainda depositavam confiança no resultado), causou muita surpresa até mesmo em políticos experientes do Estado.  
A pesquisa do instituto divulgada na última quinta-feira apontava o candidato Hildon Chaves (PSDB) em quinto lugar com apenas 9% da preferência do eleitoral. O tucano foi o campeão de votos na eleição de domingo. O Ibope apontou o peemedebista Williames Pimentel (PMDB) em quarto lugar com 14% dos votos válidos. Acertou. Mas errou gravemente quando apontou Mauro Nazif (PSB) tecnicamente empatado e com vaga garantida no segundo turno. 
A grande surpresa da noite ficou por conta do estreante na política Hildon Chaves, que além do Ibope, confundiu outros instituto de pesquisas. Todas as sondagens obedeceram rigidamente os critérios estabelecidos pela Justiça Eleitoral e estão gravadas no sistema eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, são mais de 50 institutos registrados no sistema da Justiça em Rondônia.
Todos os candidatos a prefeito de Porto Velho encomendaram diversas pesquisas ao longo das últimas semanas. Esse tipo de trabalho é natural e é um importante indicativo de como está o desempenho dos candidatos após debates televisivos. Os resultados da preferência do eleitorado na corrida ao Palácio Tancredo Neves sempre apresentavam números totalmente diferentes e não refletiam a verdadeira realidade. Os candidatos que encomendaram o trabalho eram unânimes em dizer que estavam na frente das pesquisas. 
O eleitor entrevistado pelo Diário um dia antes da eleição ainda estava em dúvida e não sabia em quem votar. Mesmo após os mais de 10 debates televisivos com os sete candidatos a prefeito, ainda era fácil localizar eleitores indecisos. O PSDB sempre teve boa votação em Porto Velho por conta de uma boa parcela da militância no Estado. Foi por conta desse fator que muitos eleitores questionavam nas ruas onde estavam os votos do PSDB em Porto Velho. O Ibope talvez tenha esquecido desse pequeno e importante detalhe. O resultado foi produzido nas urnas do último domingo. Vamos esperar o segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário