6 de setembro de 2016

A Lava Jato e as eleições municipais

O momento desanimador enfrentado na política brasileira pode ter sido um forte fator no amplo desinteresse da população com o processo eleitoral. Os escândalos produzidos de forma frequente através da operação “Lava Jato”, deflagrada pela Polícia Federal, repercutiu em todo o Brasil, revelou um forte esquema de desvio de recursos para as eleições municipais de 2012 e sepultou os planos de muitos políticos que desejavam usar recursos públicos para patrocinar campanhas eleitorais. 
Quatro anos se passaram e conforme o andamento das investigações da operação Lava Jato, a sangria no desvio de recursos na usina hidrelétrica de Belo Monte , no Pará, para alimentar campanhas eleitorais, obrigou a Justiça Eleitoral a intensificar a restrição em doações eleitorais. O que o Brasil está testemunhando hoje (em Porto Velho não é diferente) é  uma campanha eleitoral totalmente tímida nas ruas e com menos poluição visual. Para o leitor ter uma noção desse cenário de crise econômica nas eleições, faltam até recursos para pagar quem está na linha de frente puxando o nome do candidato. 
As dificuldades não param por aí. Para complicar ainda a captura por votos, a população mostrou total desinteresse com o processo que se aproxima. Em Rondônia, conforme revelou matéria publicada na edição do último domingo no Diário, o Tribunal Regional Eleitoral (TER) confirmou em seus registros mais de 110.942 títulos eleitorais cancelados este ano, grande parte por não atender o chamado para o sistema de biometria, em que a votação acontece por meio digital.
Candidatos ouvidos na semana passada pelo Diário admitiram que não visualizam com facilidade o poder de convencimento de eleitor a sair de casa para votar no dia 2 de outubro. Sacramentado o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, muitos não querem falar em política e outros preferem manter os candidatos bem longe. As assessorias dos candidatos ainda encontram grande dificuldade em produzir material jornalístico e, outros optaram em utilizar as redes sociais para divulgar as reuniões.
O resultado de todo esse cenário econômico, aliado à corrupção e descrédito de alguns partidos políticos que hoje estão no poder, pode assustar quem já está há mais de 20 anos trabalhando com política. Nos registros do TRE de Rondônia é fácil identificar essas projeções.
Não se sabe o resultado de todo esse cenário desanimador. É bem provável que muitos vão optar em votar em branco ou justificar o voto.  Conforme os últimos registros contabilizados pelo TRE em Rondônia, nas últimas eleições o número de votos nulos e branco é assustador. A situação ainda pode ser mais apavorante nessas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário