6 de julho de 2016

O aniversário de 8 anos da Lei Seca

No mês passado, a Lei Seca completou 8 anos de vigência no Brasil, com uma redução importante no número de mortes no trânsito. As principais seguradoras que trabalham com o seguro Dpvat comemoraram o aniversário. Em 2015, foram pagas 652.349 mil indenizações por acidentes de trânsito em todo o Brasil. 
O número, referente a reembolso de despesas hospitalares, invalidez permanente e morte, é 15% inferior ao mesmo período de 2014. A maior queda registrada no período foi na cobertura de morte (19%), seguida de reembolso de despesas hospitalares (18%) e invalidez permanente (13%). No total, foram pagos R$ 3,381 bilhões em indenizações durante o ano passado.
Em Rondônia, a lei também completou aniversário. Ela está em vigor há pouco mais de quatro anos, mas já é possível comemorar esse balanço. Um exemplo claro desse trabalho o número de veículos apreendidos nos pátios do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na capital e interior do Estado. É alarmante o número de carros roubados, circulando de forma irregular nas ruas de Porto Velho e pessoas dirigindo sem habilitação. 
Além de reduzir o número de mortes devido aos acidentes de trânsito, as ações somam pontos positivos de diminuição proporcional de número de acidentes, redução do número de atendidos no Pronto-Socorro João Paulo II, diminuição com gastos médicos, e inibição de crimes nas áreas onde ocorrem as ações do Detran em parceria com a Polícia Militar.
Somente no ano passado, foram mais de 19 mil mortes na região Norte. Mais de 60% dos acidentes envolve motocicletas. Em Rondônia, as maiores vítimas são os homens, que representam 70% dos casos contra 30% envolvendo mulheres. Quem perde com essas mortes no trânsito é a própria família e o Estado. A família fica com um membro do lar na condição de inválido. O Estado perde também porque deixa de arrecadar impostos quando uma pessoa é vítima de acidente de trânsito. 
Embora muitos se manifestam contrário a implantação da Lei Seca, a fiscalização precisa ser rigorosa com quem anda de forma irregular ou costumam ingerir bebida alcoólica e depois dirigir. É comum identificar pessoas que consomem bebida e depois saem livremente dirigindo. O país já enfrenta muito problema da ordem econômica e a Lei seca veio para amenizar o impacto com despesas na área da saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário