4 de julho de 2016

A importância da dragagem do rio Madeira

O processo de dragagem do rio Madeira, em Porto Velho, finalmente vai sair do papel. Trata-se de uma obra de grande relevância econômica para crescimento do Estado de Rondônia pelo fato do rio Madeira ser hoje um dos principais rios da Amazônia utilizado por grandes empresas multinacionais no escoamento da produção de grãos. 
O trabalho de dragagem acontecerá justamente no período propício. Hoje Rondônia enfrenta a estação da estiagem, quando surgem bancos de areia no leito do rio comprometendo a navegação principalmente no período noturno. É justamente nessa época do ano que é possível identificar os pontos considerados mais críticos do rio. 
Enquanto algumas regiões do Sul do Brasil enfrentam o período de inverno e intensas chuvas, em Rondônia a situação climática é bem diferente em relação ao restante do  país. O período de estiagem, além de tornar o transporte fluvial perigoso no período da noite, obriga as grandes empresas multinacionais a reduzir o transporte de alimentos para abastecer o mercado internacional, evitando o encalhe de balsas em bancos de areia.
Hoje o rio Madeira se tornou um dos grandes desafio para a integração  logística na América do Sul. Um estudo produzido este ano pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) projetou Rondônia como um dos principais corredores no escoamento da produção de alimentos com destino ao comércio internacional. O rio Madeira integra esse desafio projetado pela Confederação.
Nos últimos anos, o Porto Graneleiro de Porto Velho tem contabilizado recorde de exportação de produtos de Rondônia para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Rússia e Japão. Um estudo divulgado pela Secretaria de Porto (Sep), órgão ligado ao Ministério do Transportes, como um dos principais portos da Região Norte em volume de mercadorias transportadas em 2015. 
Com o processo de dragagem concluído esse ano e o rio em boas condições de navegação no período da estiagem, Rondônia vai continuar registrando recordes nas exportações de produtos e alimentos para o mercado internacional. Sem dúvida, serão abertos novos postos de trabalho e o Estado sofrerá impulso com o aumento de tributos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário