20 de maio de 2016

Um reforço à segurança pública de Rondônia

A contratação imediata de 420 novos policiais militares em Rondônia vai representar um reforço importante na segurança pública do Estado, hoje ameaçada com o alto índice de criminalidade, principalmente nas regiões de Porto Velho e Ariquemes. Ontem, em Porto Velho, aconteceu o processo de formação desses novos militares que vão reforçar na prevenção da criminalidade.
Na capital, a falta de segurança atormenta principalmente os moradores da zona Leste. Trata-se de uma região onde se concentra mais de 100 mil moradores, população bem superior a mais de 10 municípios de Rondônia. Segundo as estatísticas da polícia, nos finais de semana são contabilizados mais de três homicídios, o que torna o município de Porto Velho no ranking das cidades mais violentas.
Ariquemes, o quarto maior município de Rondônia, também se tornou uma cidade tomada pelo medo. A região é cercada de cidades onde os conflitos agrários trazem sérios problemas à Polícia Militar e Força Nacional de Segurança. Ariquemes também será contemplada com esse efetivo que será contratado na próxima semana.
Exercer a função de policial militar não é para qualquer pessoa. O risco de morte é constante. Tem que ter amor ao trabalho que faz. Muitas das vezes, os novos policiais que foram apresentados ontem em Porto Velho, terão vários desafios pela frente. Vão prender bandidos foragidos e condenados pela Justiça e na semana seguinte terão de fazer a mesma prisão. Somente no último final de semana foram presos 27 foragidos da Justiça.
A segurança pública não é somente responsabilidade integral do policial militar. A população, sem dúvida, tem papel importante e pode ajudar a Polícia Militar denunciando onde os criminosos estão atuando. A polícia, mais do que nunca, precisa desse apoio da sociedade. Por outro lado, a polícia também precisa estar mais próxima da sociedade. É uma via de mão dupla.
Enquanto em outros Estados da federação os governos enfrentam dificuldades em manter em dia o pagamento do salário dos servidores, em Rondônia o governador Confúcio Moura (PMDB) anuncia a contratação de 420 novos policiais militares, reforçando o seu compromisso com a segurança pública do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário