10 de maio de 2016

O mercado da aviação e seus números

A Agência de Aviação Civil (Anac) divulgou na semana passada um balanço geral do transporte aéreo doméstico e os números mostraram uma queda acentuada de 72,2% em março de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. A redução do número de voos não ocorre somente na região Norte. É um problema nacional e que poderá prolongar por algum tempo nos próximos anos.
De acordo com a Anac, entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a Avianca apresentou crescimento na demanda doméstica em março de 2016, da ordem de 13,5%, comparada ao mesmo mês de 2015. GOL, TAM e Azul registram retração de 11,5%, 9% e 7,2%, respectivamente.
Apesar de TAM e Gol liderarem o mercado doméstico em março de 2016, com participações (em RPK) de 36,8% e 32,6%, respectivamente, no mês passado, conforme apurou o Diário, houve uma queda no volume de passageiros transportados em Rondônia. Essa percepção é visível. Em alguns voos já é possível testemunhar o número de assentos disponível, o que não ocorria em Porto Velho em 2013.
A TAM, que reduziu o volume de voos para a região Norte, registrou queda de 2,0% em sua participação de mercado, enquanto a GOL apresentou redução de 4,7% neste indicador. A participação das demais empresas somadas foi de 30,6%, o que representou aumento de 8,26% em relação a março de 2015.
O curioso é que a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) em março de 2016 foi da ordem de 77,5%, que representou alta de 0,3% em relação ao mesmo mês de 2015. O resultado interrompe a sequência de cinco meses consecutivos de baixa do indicador e representa o maior nível alcançado para o mês de março nos últimos dez anos.
Rondônia torce para dias melhores na economia brasileira. A Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio) e a bancada federal sempre se preocuparam com o tema, mas a redução do número de voos se tornou um problema nacional. Enquanto no Brasil se torna cada vez mais salgado viajar, nos Estados Unidos os americanos comemoram a redução do preço do combustível utilizado nas aeronaves e recorde de transporte de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário