28 de março de 2016

Uma nova fonte de renda na agricultura do Estado

A região Sul de Rondônia despertou para a produção de suíno, uma alternativa econômica que está mudando o padrão de vida de uma pequena comunidade de produtores do Estado. Em recente visita à região, a equipe do Diário constatou que toda a carne de suínos gerada e beneficiada em Colorado tem mercado garantido na região Sul e Central do Estado.
São algo em torno de 20 famílias de pequenos e médios produtores, que através da suinocultura impulsionam a economia local, que ainda não sofre com os reflexos da crise econômica instalada no País por conta de desvios de recursos na Petrobras. A região Sul também desponta na produção de soja e arroz.
Sem dúvida, são de pequenas iniciativas que surgem os grandes negócios. Assim como em Colorado, existem produtores rurais de outros municípios de Rondônia que investem pesado na suinocultura. Hoje não existe uma associação que defenda os interesses desses agricultores no Estado, o que torna difícil a concretização de algumas ações.
O mercado de suíno é promissor em Rondônia e, no Brasil, ele já está bem avançado. Em 2015, foram abatidas 30,64 milhões de cabeças de bovinos, com queda de 9,6% em relação a 2014, conforme apontou pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Nesse mesmo ano, foram abatidas 39,26 milhões de cabeças de suínos, um aumento de 5,7% em relação ao ano de 2014. Essa atividade vem crescendo continuamente desde 2005. Já o abate de frangos cresceu 5,4% e bateu novo recorde, com 5,79 bilhões de cabeças.
A aquisição de leite (24,05 bilhões de litros) em 2015 recuou 2,8%, enquanto a aquisição de couro pelos curtumes (32,55 milhões de peças inteiras de couro cru bovino) caiu 10,5%. A produção de ovos de galinha (2,92 bilhões de dúzias) cresceu 3,5%, ainda em relação a 2014. A pesquisa também detalha a situação desses produtos no quarto trimestre de 2015, em relação ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre de 2014.
Hoje já é possível sonhar mais alto em Rondônia e trabalhar na construção do primeiro frigorífico de suíno. Muitos empresários têm grande interesse em investir no Estado e a abertura da Rondônia Rural Show, cujo lançamento acontece também em Brasília, será fundamental para atrair bons negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário