22 de março de 2016

Mais investimentos na saúde de Porto Velho

A inauguração no último final de semana de uma Unidade de Saúde da Família  no distrito de União Bandeirantes, região de Porto Velho, mostra que não existe limite quando o objetivo é levar mais saúde à população do campo. Muitos gestores públicos, principalmente nos grandes centros, costumam aplicar os recursos da saúde na construção de hospitais na zona urbana. Em Rondônia, esse modelo de gestão costuma ficar em segundo plano.
Por outro lado, gestores públicos estão levando mais ações para a zona rural e essa justificativa tem um forte motivo: o desenvolvimento do Brasil e os indicativos de dias melhores na economia brasileira estão na lavoura. A força da agricultura tem puxado a economia brasileira e graças à produção de alimentos o Brasil está mantendo equilíbrio nas exportações.
O homem do campo hoje vive uma rotina intensa de trabalho bem diferenciada em relação ao trabalhador da cidade. Portanto, quem está fixado na roça precisa no mínimo de uma atenção básica à saúde. É partindo desse princípio que o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) tem dedicado boa parte de sua agenda de trabalho, seja na área da saúde ou por meio de iniciativa da secretaria de Agricultura (Semagric).
União Bandeirantes é um distrito novo e tem forte vocação para a agricultura familiar. É uma das principais localidades do Estado onde tem um solo rico favorecendo na produção em grande escala de café, pupunha, banana e milho. Com a atenção básica da saúde na região, o homem do campo não precisará mais se deslocar até a cidade em busca de tratamento. Isso vai ocorrer somente em último caso.
A unidade funcionará 24 horas e atenderá algumas situações de urgência e emergência e ofertará também um atendimento diferenciado com serviços básicos, disponibilização de consultórios clínico e odontológico, além de laboratório equipado e farmácia. O posto atenderá cerca de 25 mil pessoas da área urbana do distrito e linhas adjacentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário