17 de fevereiro de 2016

A carne de Rondônia na Arábia Saudita

O Estado de Rondônia iniciou a semana com uma boa notícia na economia. O anúncio da habilitação de dois frigoríficos no Estado (um em Rolim de Moura e outro na cidade de Vilhena) para exportação de carne à Arábia Saudita é um forte indicativo de que a crise econômica não é forte o suficiente para derrotar o agronegócio, hoje um dos principais carros-chefe da economia local.
O anúncio da habilitação de novos frigoríficos permitirá a abertura de novos mercados e contribuirá para avançar o volume de exportações em Rondônia. Conforme mostrou o Diário da Amazônia na edição do último domingo, no período de 2012 a 2015 o Estado exportou US$ 2 bilhões, o que chamou a atenção do Ministério da Indústria e Comércio e Exterior. Dentro desse cenário otimista de exportações, a carne rondoniense representou em 2015 57,23% e 33,15% foram em grãos.
A habilitação de novos frigoríficos é um sinal que a pecuária do Estado é forte e vem disposta a expandir novos mercados. A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o senador Acir Gurgacz (PDT) estiveram em viagem oficial à Rússia. Naquela ocasião, apresentaram o programa do Mapa de mobilidade social no campo ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).
O resultado dessa viagem começa a ser colhido este ano. Ontem, o Ministério da Agricultura disponibilizou mais de R$ 3 milhões em investimentos para o Estado, por meio de convênio com o Governo Federal. Neste momento de crise na economia e queda das finanças do governo, Rondônia vem recebendo ajuda do Governo Federal. Os recursos serão transferidos para conta da agência Idaron e serão aplicados no suporte dos profissionais que fazem a fiscalização.
A agricultura de Rondônia de fato apresenta um bom momento. Embora o preço da arroba do boi venha despencando, o mercado está propício para atrair e receber novos investidores. A partir do momento em que pecuaristas e donos de frigoríficos chegarem a um acordo no preço da arroba do boi, Rondônia estará escrevendo uma nova história na pecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário