16 de novembro de 2015

A integração Brasil Bolívia

A partir de hoje, uma caravana sairá de Porto Velho com destino a São Francisco do Guaporé, na região do Vale do Guaporé. O principal destino dessa comitiva, composta por parlamentares de Rondônia é a capital do Beni, através da BR-429. O objetivo é buscar fortalecer a integração econômica entre os dois países e abrir novos caminhos do desenvolvimento. 
A iniciativa da expedição partiu da Assembleia Legislativa de Rondônia e ganha força política junto à bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional, Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) empresários e segmentos da sociedade. A caravana acontece no momento de crescimento da economia boliviana. 
Hoje a Bolívia, apesar da alta do dólar afastar pequenos investidores e estabilizar o comércio local, está com sua economia em melhor condição em relação ao Brasil. Um acordo do Gaz fez o Brasil o maior parceiro comercial da Bolívia. Economistas que já estudaram o tema sustentam que esta parceria permitiu a construção de bases e condições para conquistas econômicas e políticas do governo boliviano. 
Apesar da forte crise econômica impactando o Brasil nesse final de ano, Rondônia tem grande potencial econômico no campo do agronegócio. Outro fator importante no atual cenário: o Estado faz fronteira com a Bolívia e as estradas em território brasileiro estão em boas condições de trafegabilidade. O agronegócio em Rondônia está em pleno crescimento e o mercado boliviano tem espaço para receber os produtos do Estado. 
A visão do parlamento rondoniense é importante e só fortalece o relacionamento com o mercado boliviano. Recentemente os parlamentares participaram da expedição pela restauração da BR-319, no trecho entre Porto Velho (RO) Manaus (AM). Hoje essa situação já foi superada e graças ao apoio do parlamento federal e estadual dentro de alguns meses as obras de restauração da rodovia federal serão retomadas. 
A 319 e 429 se tornaram rodovias importantes no contexto econômico brasileiro. Essas estradas, dentro de alguns anos, se tornarão corredores fundamentais para o escoamento da produção de alimentos. 

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