1 de setembro de 2015

Porto Velho e Acre sofrem apagão após visita de ministro de Minas e Energia

Um apagão de mais de uma hora em plena tarde de ontem parte do  Estado de Rondônia e municípios do Acre sem energia. De acordo com moradores de várias regiões de Porto Velho, que procuraram o Diário em busca de informações, a falta de eletricidade atingiu desde o Centro da capital rondoniense até a zona Leste.
Segundo Sara Pantoja, a energia acabou por volta das 14h e só voltou depois das 15h30. “Nós sabemos que a energia do nosso Estado não é proveniente das usinas de Santo Antônio e Jirau, mas chega a ser engraçado que já tivemos tantos apagões desde o começo do ano com duas usinas gigantescas perto de casa”, diz indignada a moradora do bairro Esperança da Comunidade.
É de conhecimento comum que a energia gerada em Porto Velho segue até uma distribuidora em São Paulo e, uma parte dela, volta para Rondônia. No entanto, os apagões já têm se tornado corriqueiros e os rondonienses e, também acrianos, já estão indignados. A eletricidade também tem faltado no Estado vizinho do Acre e gerado reclamações constantes.
Outro ponto citado pelos leitores entrevistados pelo Diário foi a questão dos possíveis acidentes que a falta de energia elétrica causou. “Quase bati a moto duas vezes, pois os semáforos não estavam funcionando e virou um caos. E no meio do dia, horário que as pessoas estavam voltando do almoço. Realmente, complicado”, disse Henrique Gomes, morador que precisou se deslocar da zona Leste até o Centro da cidade durante o apagão.

Em visita às usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau há pouco mais de uma semana, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, citou que melhorias serão feitas para que os apagões na região sejam eliminados. Na ocasião, ele afirmou que serão investidos R$ 195 bilhões nos próximos anos para acabar com os problemas. “Com relação a apagão, o problema não é apenas relacionado à geração. [Para que os apagões acabem se] implica melhorias na rede de distribuição. Neste momento estamos fazendo três leilões de redes de distribuição em todo o Brasil”, disse Braga.
Entretanto, a situação relacionada ao abastecimento parece cada dia mais complicada. Ontem, segundo o Sindicato dos Urbanitários de Rondônia (Sindur), 95% dos servidores da Eletrobras em todo o Estado de Rondônia pararam as funções. De acordo com as informações passadas, os servidores protestam contra a privatização das distribuidoras, algo citado pelo ministro Eduardo Braga, que não descarta a discussão de que algumas distribuidoras passem por uma parceria público privada.
Com a greve dos servidores, que afeta todas as lojas do Estado, nenhum serviço tem sido oferecido à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário