30 de setembro de 2015

Por unanimidade, TSE mantém governador de Rondônia no cargo

O ministro relator João Otávio
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve na noite de hoje o governador Confúcio Moura (PMDB) no cargo ao emitir parecer favorável ao provimento impetrado pela coligação "Rondônia no Rumo Certo". 
 O ministro-relator do processo, João Otávio, ao emitir seu voto disse que a convenção é uma festa que energiza os participantes e todos têm acesso. Já a ministra Luciana Lossio disse que no processo não há prova da distribuição de alimentação no dia da convenção.
“Mais triste é o Tribunal de Rondônia acatar a tese. Quer dizer agora que as convenções acontecem em lugar fúnebre. É comum se comemorar lançamento de candidaturas. Onde está a irregularidade na festa de lançamento da candidatura?”, questionou o Noronha.
O advogado Almeida Júnior lembrou que Confúcio foi cassado por 4 a 3, e lembrou que os votos divergentes deixaram a dúvida com relação a gravidade a doutrina trazidas no relator do processo.

ENTENDA O CASO

Confúcio Moura e Daniel Pereira (PSB) tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia por abuso de poder econômico na convenção que antecedeu as eleições de 2014.
De acordo com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada contra a coligação "Rondônia no Caminho Certo", em uma convenção do PMDB no ano passado, foi distribuída comida em grande quantidade aos cerca de mil participantes do evento. O autor do processo alega que a distribuição caracterizou abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos). A Ação foi impetrada pela Coligação Frente Muda Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário