6 de agosto de 2015

Rondônia respira fumaça

Diferente do ano passado, o índice de queimadas em Rondônia está bem acima da média nacional na região Norte. O mês de julho fechou com o pior resultado e os municípios mais prejudicados, por enquanto, são Ariquemes e Porto Velho. O clima seco tem superlotado as unidades de saúde da capital e o mês de agosto está apenas começando.
Na última terça-feira, o Diário tratou do assunto. A média de temperatura na capital rondoniense, segundo apurou a reportagem, é de 35º C, mas em alguns Estados a onda de calor pode chegar a 37º C, um risco alto para a propagação do fogo. No ano passado, todos foram testemunhas, o índice de queimadas foi bem menor e a população testemunhou que o volume de chuva na região caiu em relação ao período de 2014.
Em contrapartida, a cidade de São Paulo amargou (e continua amargando) sérios prejuízos com a falta de chuva e baixo índice de água no reservatório do Cantareira. Os paulistas tiveram que mudar alguns hábitos. Foram obrigados a economizar água, intensificaram o rodízio no abastecimento nas residências, hotéis e restaurantes.
E Porto Velho? O que fez? Ficou aguardando uma resposta dívida? Ao que parece, a falta de planejamento pode sim ter contribuído para a propagação do fogo. É comum, em alguns Estados, equipes de brigadas, que auxiliam os bombeiros no combate aos incêndios, se formarem apenas quando o clima esquema na região Norte.
O planejamento é fundamental. Essas políticas precisam ser constantes pelos órgãos de fiscalização. Estabelecer multas pesadas para quem ateia fogo não resolve o problema. A conscientização precisa chegar à população. Não se vê na mídia propaganda de utilidade pública alertando sobre o perigo das queimadas e muito menos encontros em áreas consideradas com alto índice de incêndio.
Os bombeiros não vão conseguir, durante o mês de agosto, atender à demanda de ocorrências – hoje bem próxima de 20 por dia. A maioria dos incêndios ocorre em terrenos baldios e não há como fiscalizar e punir quem comete esse tipo de crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário