19 de agosto de 2015

Encontro da Fenavega vai debater hidrovia e pirataria no rio Madeira

Encontro acontece em Porto Velho. Foto Roni Carvalho
Amanhã Porto Velho vai ser tornar a capital da navegação do Brasil. O movimento de mobilização acontecerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às 9h. O evento será realizado pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e contará com representantes de toda a navegação brasileira.
No encontro serão discutidos temas sobre a pirataria e privatização do rio Madeira, a falta de dragagem e a solicitação junto à Receita Federal para que o Porto de Porto Velho receba mercadorias vindas da Zona Franca de Manaus (ZFM). Para o presidente da Fenavega, Raimundo Holanda, a maior parte das exportações no País são feitas através da navegação, por isso o rio Madeira é de extrema importância “precisamos transformar o Madeira em uma hidrovia e discutir a dragagem periódica”, afirmou Holanda.
De acordo com o presidente, durante o inverno podem ser transportadas até 40 mil toneladas e no verão esse valor reduz para 10 mil “isso se dá devido a baixa do rio, porque o Governo Federal não faz a dragagem do canal para aprofundar no período da seca”, ressaltou Raimundo.
Outro problema enfrentado pela navegação no rio Madeira é a pirataria, “cresceu muito o número de assaltos às embarcações, só no ano de 2014 tivemos um prejuízo de 10 milhões”, disse Holanda ao afirmar que não existe uma política de combate a estes crimes. Segundo ele, estes atos de pirataria geram insegurança para os clientes “existe seguro para as cargas, mas alguns não cobrem e algumas empresas não querem fazer seguro porque a frequência de roubos é grande. Além disso o valor normalmente é muito alto”, concluiu.
Raimundo ainda alertou para uma possível relação entre os furtos com outros problemas ocorridos ao longo do rio Madeira “estes furtos alimentam o tráfico de drogas, a exploração sexual infantil, combatendo a pirataria você combate as drogas e a violência infantil”, ressaltou o presidente.
Ainda segundo a Fenavega, os integrantes da federação são contra a privatização do rio Madeira. Raimundo disse que nos dias de hoje é muito importante discutir o tema, pois o abastecimento do Estado é feito através da hidrovia “o Governo Federal baseia nas privatizações das rodovias, mas se não transformar o rio numa hidrovia não é viável a privatização”, relatou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário