24 de junho de 2015

Rolim de Moura pede socorro

O empresário e hoje prefeito Luizão do Trento (PSDB) terá pouco tempo e muito trabalho pela frente para amenizar o impacto causado na administração do município de Rolim de Moura com a saída do ex-prefeito César Cassol (PP). Na tarde de segunda-feira, a sociedade e o meio político foi surpreendido com a renúncia do progressista, que decidiu deixar a gestão da maior cidade da região da Zona da Mata do Estado e tocar suas empresas.
 O tucano assume justamente no momento em que a economia do Brasil patina e a transferência de recursos por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) despenca a passos largos. Uma das primeiras ações de Luizão deve ser construir uma agenda positiva com o apoio do governador Confúcio Moura (PMDB) e da bancada federal de Rondônia no Congresso. Será necessário ainda definir um plano de ação de emergência e recuperar com urgência a autoestima da população.
Recentemente, Rolim de Moura foi atingindo pelo impacto da cheia no rio Anta, que transbordou e deixou de mais de 100 famílias desabrigadas e estradas em situação precária. A prefeitura decretou estado de calamidade pública, reconhecido depois pelo Ministério da Integração. Além de Rolim, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, também obtiveram o reconhecimento federal pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração. A cidade passou a receber auxílio do Governo Federal, mas isso não foi o suficiente para recuperar os prejuízos da época.
Luizão do Trento é conhecedor profundo da situação. O tucano, a exemplo de César Cassol, também é da iniciativa privada e tem força de vontade de fazer o diferencial. Ocorre que no Brasil muitas das vezes, as pretensões dos prefeitos com larga experiência no meio empresarial acabam se esbarrando em leis ultrapassadas – a Lei 8.666.
No campo político, Rolim de Moura conseguiu projetar lideranças no cenário estadual. Foi de lá que saíram os ex-governadores Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP), hoje senadores. Do outro lado, existe uma população batalhadora que sonha por dias melhores. Talvez seja o momento de construir uma nova página na história da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário