24 de maio de 2015

Sindicatos querem intervir na direção do Sest Senat em Porto Velho

A indicação da nova diretoria do Sest/Senat em Porto Velho está causando conflito entre as entidades ligadas ao setor de transportes na região Norte.
Representantes do setor no Estado aguardavam na semana passada a nomeação de um diretor de Rondônia e foram surpreendidos com a posse de Janaína Antunes Santos, da jurisdição do Centro-Oeste.

A Confederação Nacional dos Transportes Terrestres (CNTT) e a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários dos Estados da Região Norte (Fetronorte) foram acionadas e receberam durante a semana manifestações contrárias à indicação.
“O Sest Senat de Porto Velho precisa de um choque de gestão. Tem que ser uma pessoa que conhece de fato a realidade dos trabalhadores”, disse o presidente dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintrar), Antônio Carlos, o popular Da Silva.
Ele condenou o gesto de Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), de indicar, sem consultar a classe, uma pessoa de outra região para o posto. “Não podemos aceitar que o senhor Clésio Andrade indique pessoas de outras regiões. A categoria não foi ouvida mais uma vez. Hoje percebemos que as famílias dos trabalhadores no transporte se afastaram do Sest Senat. Precisamos resgatar essas pessoas e colocar o Sest Senat para funcionar, com programas sociais e serviços médicos”, acrescentou Silva.
O presidente da Fetranorte, Manoel Farias Rodrigues, garantiu por telefone ao Diário que está acompanhando o caso e vai solicitar ao Conselho Nacional do Sest Senat a imedita intervenção no local e que seja indicado um representante do Norte.
“Vamos tomar as providências. Estamos apenas aguardando um documento do sindicato para solicitar o pedido junto ao Conselho. Vamos lutar e defender a permanência de um representante da região. Os trabalhadores não podem se afastar do Sest de Porto Velho”, disse Rodrigues.
Ex-diretor foi demitido sem justificativa
Janaína foi nomeada no último dia 20 após a demissão de Luiz Carlos Marques. Ninguém soube explicar a saída de Luiz e muito menos o motivo. Segundo apurou o Diário, o atraso no processo de emissão de Carteira de Habilitação (CNH) Social, um projeto desenvolvido pela entidade, teria contribuído com a interferência da CNT na atual gestão.
Em nota sobre a saída do ex-diretor Luiz Carlos Marques, o Sest Senat informou que “não há nada que o desabone e que o mesmo continua tendo a confiança, admiração e respeito da entidade”.
Em Rondônia, no ano passado, 197 pessoas foram beneficiadas com o projeto CNH Social, criado para atender às pessoas de baixa renda. O processo está travado em Brasília e sob forte análise da CNT. Para confeccionar novas habitações, a CNT precisa autorizar. Porto Velho deveria ser beneficiado no ano passado com 500 vagas no projeto CNH Social, mas não se explica o motivo da lentidão. Não há previsão para a formação de novas turmas.
O Diário entrou em contato, por telefone, com o Sest Senat e foi informado que Janaína tomará posse nesta segunda-feira. Quem está respondendo atualmente é Claudemar de Oliveira Brito, que não retornou a ligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário