3 de fevereiro de 2015

Artigo: A pauta do Congresso e da Assembleia Legislativa

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito no último domingo, pela quarta vez consecutiva, presidente do Senado Federal. Na Câmara Federal, o deputado venceu Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Maurão de Carvalho (PP-Andreazza) foi eleito, por unanimidade, presidente do Poder Legislativo. Todos vão comandar as atividades das casas legislativas pelo período de 2 anos (2015/2017).
A eleição de Renan e Cunha, sem sombra de dúvida, fortalece a participação do PMDB nas principais decisões do destino do Brasil. Na Câmara Federal, o PT saiu enfraquecido do último domingo e não conseguiu espaço na Mesa Diretora da Câmara. É a primeira vez que isso acontece na história política Casa de Leis.
Geralmente, as casas legislativas trabalham em cima de três pautas: a da sociedade, a legislativa e a política. Todas são importantes no desenvolvimento do Brasil, mas a pauta da sociedade se torna uma das principais nesse momento por representar a necessidade da população no movimento nacional batizado de Vem pra Rua.
Assim como a Assembleia Legislativa, o Congresso Nacional está representado por vários segmentos da sociedade, e as discussões em torno dos principais problemas nacionais não podem cair no esquecimento ou passar despercebido. Os novos presidentes assumem as casas legislativas com os velhos problemas, mas um deles precisa de uma resposta urgente: voltar a estabilidade econômica. O Brasil enfrenta ainda problema de abastecimento de água de ameaça de novos apagões. Tudo isso compromete o desenvolvimento do país e chama as casas legislativas para a responsabilidade no sentido de buscar uma alternativa econômica.
Em Rondônia, os deputados elegeram um deputado em sintonia com o governo. Maurão de Carvalho possui boa sintonia com o governador Confúcio Moura (PMDB). Uma pauta de desenvolvimento do Estado precisa ser traçada logo na abertura do ano legislativo. O Estado ainda tem problemas que precisam ser sanados. A começar pela questão da cheia histórica do rio Madeira, o fim da intervenção da Federação na Federação da Indústria do Estado de Rondônia (Fiero) e no Sebrae. São entidades importantes que podem contribuir no processo de crescimento do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário