12 de dezembro de 2014

PIB de Porto Velho em queda livre

Assim como São Paulo, Porto Velho, capital de Rondônia, também teve fraco desempenho na participação do Produto Interno Brasileiro (PIB). O município, apesar do crescimento populacional impulsionado pela construção das usinas do rio Madeira, caiu de 0,23% para 0,22%. Os números foram apresentados ontem pelo Instituto de Geografia e Estatística do Brasil (IBGE).
Essa queda pode ser atribuída ao processo de finalização da construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, e transferência de milhares de operários ao Pará, estado da região Norte onde está em processo de construção a usina de Belo Monte. Já o Estado de São Paulo, caiu de 11,6% para 11,4%. Manaus caiu de 1,2% para 1,1%. O baixo desempenho da economia foi fator importante na queda do PIB.
De acordo com o IBGE, na maioria dos estados das regiões Norte e Nordeste, os cinco maiores PIB municipais concentravam mais da metade do PIB estadual. Amapá (87,1%), Amazonas (85,7%) e Roraima (85,0%) apresentaram as maiores concentrações espaciais de renda no país. Para os especialistas pelo estudo, isso demonstra uma dependência desses estados de suas respectivas capitais, especialmente no Amazonas, onde Manaus contribuiu com 77,7% do PIB do estado, embora esse seja o menor valor observado em toda a série. Em Tocantins (46,6%) e Bahia (41,9%) a participação dos cinco municípios que geravam mais renda era inferior a 50%.
Porto Velho já ocupou o ranking do 6 maior PIB agrícola do País em 2011. Nos últimos anos, várias empresas foram instaladas no município e a produção agrícola teve um salto em 2011. instituições bancárias como o Banco do Brasil e Banco do Amazônia (Basa), ampliaram o volume de recursos destinados por meio do Fundo Constitucional do Norte (FNO). Esse ano não foi diferente. O Banco do Brasil disponibilizou mais de R$ 5 bilhões para a agricultura familiar.
A cheia histórica do rio Madeira, no início do ano, gerou um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão somente em Porto Velho e a tendência do PIB é continuar caindo, apesar da abertura de novas empresas. A construção civil também vai influenciar no desempenho da economia da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário