20 de outubro de 2014

Disputa em Rondônia segue acirrada no segundo turno, diz Ibope

Na primeira pesquisa de segundo turno em Rondônia, realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Rede Amazônica, a disputa para governador mostra-se acirrada: o atual governador e candidato à reeleição, Confucio Moura (PMDB), tem 45% das intenções de voto, ante 43% das menções a Expedito Júnior (PSDB). Os dois concorrentes encontram-se, portanto, em situação de empate técnico, não sendo possível afirmar, neste momento, quem seria eleito se as eleições fossem hoje. Brancos e nulos totalizam 5%, enquanto 7% do eleitorado do estado não opina.
 
VOTOS VÁLIDOS: CONFÚCIO MOURA 51% X EXPEDITO JÚNIOR 49%
 
Levando-se em conta somente os votos válidos, isto é, excluindo o percentual de indecisos e de intenção de voto em branco ou nulo, o atual governador tem 51%, contra 49% das menções ao candidato do PSDB. 
 
Destaque por segmentos
Confucio Moura se destaca positivamente entre eleitores mais velhos (55 anos e mais: 52% das intenções de voto) e entre aqueles com curso superior (52%). Seu pior índice é observado entre eleitores com renda familiar de até um salário mínimo (31%), segmento em que Expedito Júnior obtém sua maior proporção de simpatizantes (51%).
 
Intenção de voto espontânea
Espontaneamente, ou seja, quando não é apresentado o disco com os nomes dos candidatos ao governo de Rondônia, Confucio é lembrado por 43%, enquanto Expedito é mencionado por 41% dos entrevistados. Aqueles com intenção de anular o voto ou votar em branco são 6%, enquanto 10% não declaram sua intenção de voto nesta pergunta.
 
Expectativa de vitória
Para 46% do eleitorado de Rondônia, independentemente de suas intenções de voto, Confucio Moura será reeleito em 26 de outubro. Já para outros 40%, Expedito Júnior será eleito. Não opinam 14% dos entrevistados.
 
Intenção de voto para presidente
Em Rondônia, o senador Aécio Neves (PSDB) tem 52% das intenções de voto, contra 41% da atual presidente e candidata à reeleição Dilma (PT). Brancos e nulos somam 3%, enquanto 5% não sabem ou não opinam. Considerando-se apenas os votos válidos para presidente, Aécio tem 56% e Dilma 44% das intenções de voto.
 
Avaliação da atual administração
De modo geral, há uma melhora na percepção da administração do governador peemedebista em relação ao observado em setembro. A atual administração do governador Confucio Moura é considerada regular por 42% do eleitorado de Rondônia (sete pontos percentuais a mais que o observado na pesquisa divulgada em 16 de setembro), ótima ou boa por 34% (crescimento de 5 p.p.) e ruim ou péssima por 20% (queda de 14 p.p.).
 
A forma com que administra o estado é aprovada por 54%, e desaprovada por outros 35% (em setembro, os percentuais eram, respectivamente, 39% e 54%).
Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário