28 de outubro de 2014

Diretores da Antac visitam o Porto Organizado de Rondônia

Membros da diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), estiveram em Porto Velho na manhã de ontem, na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), para conhecer o Porto e participar de uma reunião onde puderam conhecer a realidade do trabalho em nossa Capital. Na ocasião estiveram presentes Adalberto Tokarski e Mário Povia, diretores da Antaq e empresários que trabalham utilizando a estrutura do Porto: como o grupo Amaggi e Hermasa, além da equipe técnica da Soph.
Na oportunidade, o diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – Soph, José Ribamar da Cruz Oliveira, apresentou alguns números relativos à exportação e importação dos produtos e também algumas demandas necessárias para o bom funcionamento do Porto. “Este ano transportamos o superior a três milhões e trezentas mil toneladas de cargas em geral, como: grãos, madeira, açúcar e contêiner que abastecem tanto o mercado regional (Amazônia, Rondônia, Acre, Pará e Mato Grosso) quanto aos países da Ásia e Europa”, afirmou Oliveira.
Rio sem qualquer sinalização
O presidente da Soph aponta que o rio Madeira tem 1.056 km de via navegável, e abrange a região entre Rondônia e o estado do Amazonas, e possui rota para o comércio internacional, no entanto, se trata de um rio sem nenhum tipo de sinalização (hidrovia), além de problemas relacionados a dragagem do rio. “O controle do curso é feito por cartas de navegação. Outro fator que dificulta o transporte no rio Madeira neste período de agosto a novembro é a baixa do rio, e em 2014 esse problema está maior, pois, ao contrário de anos anteriores, nessa época o rio costuma subir e no momento está abaixo do padrão normal com 4,40 metros, ou seja, há uma baixa no volume transportado, podendo sair apenas 30% do volume de cargas”, expõe José Ribamar.
Diagnóstico do Porto Organizado
Para o diretor-geral da Antaq, Mário Povia, a vinda a Porto Velho é algo já esperado há algum tempo e tem como objetivo conhecer a situação do Porto Organizado, a fim de se buscar melhorias junto aos órgãos reguladores, bem como conhecer as potencialidades, saber onde investir e o que esperar desse Porto. “Precisamos definir o Porto que temos e o Porto quer queremos”, frisou.
C1 copy

Segundo o diretor presidente da Soph, o Porto já existe há 25 anos e há 17 anos é administrado pela Soph. A atividade consiste no transbordo de carga, e é de suma importância para o desenvolvimento do comércio de importação e exportação para o estado de Rondônia. “Em 2013 fechamos com um volume de 3,6 milhões toneladas de cargas e deverá ser superado em 2014, é esperado um volume de mais de 4 milhões de toneladas”, relatou.

Sociedade de Portos e Hidrovias

A Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – Soph – foi criada em 14 de julho de 1997, através da Lei nº. 729, mas foi a partir da assinatura convênio de delegação nº. 06 que iniciou suas atividades. A Soph é uma empresa pública com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira, que tem por finalidade executar a política estadual de transporte aquaviário, abrangendo a implantação, construção, manutenção e melhorias de portos, hidrovias e vias navegáveis, bem como exercer a administração e exploração de toda a infraestrutura aquaviária do interior. Cabe também à Soph o papel de fiscalizar e promover a preservação dos recursos naturais que interagem com a atividade portuária e aquaviária.
ÁREA DO PORTO ORGANIZADO
C1 copy2
Conforme a Portaria-MT nº 1.012, de 16/12/93 (D.O.U. de 17/12/93), a área do porto organizado de Porto Velho é constituída: pelas instalações portuárias terrestres existentes na margem direita do rio Madeira, na cidade de Porto Velho, desde a extremidade norte do porto, a jusante da rampa ro-ro, até a extremidade sul, a montante dos dolfins de atracação do cais flutuante, abrangendo todos os cais, rampas ro-ro, docas, pontes, píeres de atracação e de acostagem, armazéns, pátios, edificações em geral, vias internas de circulação rodoviárias e, ainda, os terrenos ao longo dessas faixas marginais e em suas adjacências, pertencentes à União, incorporados ou não ao patrimônio do porto de Porto Velho, ou sob sua guarda e responsabilidade.
Pela infraestrutura de proteção e acessos aquaviários, compreendendo áreas de fundeio, bacias de evolução, canal de acesso
e áreas adjacentes a esse até as margens das instalações terrestres do porto organizado. (Cintia Valadares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário