3 de setembro de 2014

 UHE Santo Antônio demite 100 funcionários por dia

Pressionado pela possível falta de recursos financeiros, o Consórcio Construtor Santo Antônio (CCSA) demitiu, em dois dias, 200 trabalhadores que atuam em várias frentes de trabalho na UHE Santo Antônio. O consórcio informou, através de nota divulgada à imprensa, que iniciaria o processo de desmobilização, pois já não estaria suportando o ônus financeiro de dívidas anteriores da Santo Antônio Energia (SAE).
Canteiro de obra da usina Santo Antônio
Segundo Clébio Lobato, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero), o processo de desligamento dos funcionários da UHE Santo Antônio vem sendo realizado de maneira natural, no entanto no mês de julho foram homologadas 281 rescisões, em agosto 287 e somente no dia primeiro dia de setembro, após a emissão da nota pela CCSA foram 100 desligamentos, ontem, 02, foram mais 100 demissões, de acordo com o Sindicato.
De acordo com o secretário geral, tanto os representantes do Sindicato local quanto membros da Confederação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e a CUT nacional estão preocupados com a garantia dos direitos desses trabalhadores. Ele informou que integrantes da Confederação teria entrado em contato com o ministério das Minas e Energia para que, também, monitore a promessa de paralisação das obras e desmobilização em massa dos trabalhadores da UHE Santo Antônio. “Prevemos entendimento para que essa situação seja contornada”, diz. “Nossa preocupação de imediato é que nenhum funcionário venha a ser prejudicado. Estaremos atentos para a questão dos seus direitos trabalhistas, como o correto pagamento da rescisão contratual, liberação do FGTS e se as empresas concederão passagem para que esses trabalhadores retornem para suas famílias”, salientou.
Valderi da Costa Braga, presidente do Sticcero declarou que na segunda-feira foi realizada uma reunião com representantes do Consórcio Construtor e que o Sindicato acionou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Ministério Público do Trabalho (MPT) para acompanhamento do processo.
De acordo com o Sindicato, o Consórcio Construtor possui cerca de 7 mil profissionais trabalhando nas obras da UHE Santo Antônio.

Entenda o caso

O Consórcio Construtor Santo Antônio (CCSA) recebeu, no dia 23 de agosto, uma correspondência da Santo Antônio Energia S. A. (SAE), informando que a Companhia não dispõe de recursos para honrar os compromissos contratados com o Consórcio. Em razão disso, e como o Consórcio já estaria suportando o ônus financeiro de inadimplementos anteriores da SAE, o CCSA declarou, em nota, que iniciaria um plano de desmobilização, com a consequente paralisação das atividades da obra e da fabricação dos equipamentos eletromecânicos, até que tal situação seja regularizada. Segundo a CCSA, a desmobilização será realizada com estrito respeito aos direitos dos trabalhadores.

O Consórcio informou, ainda, que vem desempenhando seus trabalhos com antecipação ao cronograma previsto pelo Contrato, possibilitando que a UHE Santo Antônio já tenha 31 Unidades Geradoras em operação comercial. A 32ª Unidade Geradora encontra-se já integrada ao SIN, cumprindo a contagem de 96 horas de geração assistida, também com antecipação em relação ao prazo contratual. (MINEIA CAPISTRANO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário