13 de agosto de 2014

Pesquisa indica vitória de Dilma em Rondônia

Se o primeiro turno da eleição para a Presidência da República fosse hoje, a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, venceria em Rondônia com uma diferença de 14 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB).
Essa preferência de voto foi revelada pela pesquisa do Ibope realizada em 31 municípios do Estado com 812 eleitores. 


Na pergunta estimulada sobre as intenções de voto dos eleitores de Rondônia para presidente, 39% dos entrevistados declararam que votarão na atual presidente.
Em segundo lugar aparece Aécio Neves (25%) e em terceiro, Eduardo Campos (PSB), com 9% das intenções de voto. Outros candidatos receberam até 3% das menções, cada; enquanto eleitores que possuem a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 7%; e indecisos representam 15% dos entrevistados.
Dilma também larga na frente na pergunta espontânea, com 28% das intenções de voto, enquanto Aécio foi citado por 14% e Eduardo Campos, 6%. Os eleitores indecisos representam 40% dos entrevistados e aqueles que possuem a intenção de anular o voto ou votar em branco correspondem a 9%.

Assim como o adversário tucano, a petista tem a maioria de seu eleitorado entre os homens, 41% contra 36% das mulheres, enquanto que o eleitorado masculino de Aécio corresponde a 27% e o feminino a 22%.
A maioria dos votos da candidata do PT em Rondônia aparece em duas faixas etárias distintas, uma mais jovem (de 25 a 34 anos, que representa 44% dos entrevistados) e outra mais velha, de 55 anos a mais (47%). A maioria tem pouca instrução — cursou até a 4ª série do Ensino Fundamental (45%) — e também está na camada mais pobre da população — ganha de um a dois salários mínimos (43%). Acima de dois salários, são 36%.
Ainda conforme a pesquisa, em Rondônia Aécio tem o voto concentrado em três faixas etárias distintas, indo da mais jovem à mais velha, sendo que os primeiros se sobressaem com 28% entre 16 a 24 anos; e 27% na faixa de 45 a 54 anos. Mais atrás, com 26%, estão os eleitores com a idade de 35 a 44 anos.

Com relação à renda familiar, a maioria do eleitorado de Aécio, entrevistado no Estado, ganha mais de dois salários mínimos (16%).

Contratada pela Rede Amazônica de Televisão, a pesquisa foi realizada de 5 a 7 deste mês com 812 entrevistados, em 31 municípios rondonienses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Em dezembro do ano passado, pesquisa Ibope divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que a presidente Dilma tinha um dos maiores índices de popularidade.


A avaliação da população com relação às ações e políticas do governo Federal, por área específica de atuação, também melhorou, conforme apontou a sondagem. Em Rondônia, de acordo com a CNI, a popularidade de Dilma foi de 63% quando da realização da pesquisa. Já no Amazonas, a petista teve a maior popularidade do Brasil,64%; enquanto que no Distrito Federal ela obteve o pior desempenho (26%). (Joel Elias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário