19 de agosto de 2014

IBOPE: Eleitores acreditam na reeleição de Confúcio

 Independente do candidato em que votará para o Governo do Estado, o eleitor rondoniense tem a expectativa de que o governador Confúcio Moura (PMDB) se reelegerá no dia 05 de outubro. É o que aponta o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) na primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo de Rondônia, divulgada no último final de semana.
Ao responderem a pergunta sobre qual candidato acreditam que será o próximo governador do Estado, independente de sua intenção pessoal de voto, um terço dos eleitores (34%) disse acreditar que Confúcio Moura será reeleito.
O candidato tucano Expedito Júnior (PSDB) foi apontado por 23% dos entrevistados como o próximo governador e Jaqueline Cassol (PP) por 13%. Eleitores que não sabem ou não respondem a pergunta somaram 26%.
A pesquisa mostra também que dos eleitores que votam no atual governador, a maioria é do sexo masculino (32%) e é um eleitorado jovem. Tem entre 16 e 34 anos (63%), a maioria com nível superior (31%) e renda acima de dois salários mínimos (30%).
A força de Expedito Júnior também está no eleitorado masculino (29%), no entanto, mais maduro — está entre 35 a 54 anos de idade (62%) —, e também, teoricamente mais esclarecido (31% tem nível superior). Vinte e oito por cento deles responderam que tem renda acima de dois salários mínimos.
Já a candidata Jaqueline Cassol, 17% de seu eleitorado é do sexo feminino. Sua candidatura tem penetração no eleitorado mais jovem que está entre 16 a 34 anos (34%), mas de escolaridade mais baixa. A maioria tem da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental (20%).
Assim como a adversária, o candidato petista Padre Ton também tem eleitorado feminino em maioria (11% contra 7%). Grade parcela dos entrevistados que declaram voto no candidato do PT disseram que tem até a 8ª série do Ensino Fundamental (13%).
O candidato do PSOL, Pimenta de Rondônia, não há predominância de nenhum gênero. Tanto o eleitorado masculino como feminino aparecem com 1% e está na faixa etária de 25 a 34 anos (3%), a maioria com curso superior (2%).
Contratada ela TV Rondônia (Rede Amazônica), a pesquisa foi realizada nos dias 05 a 07 de agosto com 812 entrevistados em 31 municípios do Estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Com relação ao nível de confiança, o Ibope assegura que há uma probabilidade de 95% de os resultados da pesquisa com os rondonienses retratar o atual momento eleitoral, no Estado, considerando a projeção que o instituto fez para a margem de erro. (Joel Elias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário