30 de junho de 2014

REVIRAVOLTA EM RONDÔNIA: PDT pode lançar candidato ao governo

Senador Acir Gurgacz durante convenção do PDT. Foto Roni
Na reta final do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para o registro de candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o PMDB e PDT realizaram convenções no último final semana, em Porto Velho, e saíram dos encontros indecisos. Ontem, o clima ficou nublado após a convenção que homologou o projeto de reeleição do governador Confúcio Moura (PMDB). O motivo principal seria a indicação do ex-diretor do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), engenheiro Lúcio Mosquini (PMDB), ao cargo de vice-governador em uma chapa “puro sangue”.

O anúncio de Mosquini na chapa de Confúcio teria causado surpresa aos convencionais de surpresa, sepultando de vez o apoio do PSB, PTB,  PC do B e PCB, e afastando  a aproximação com DEM na construção de uma mega-aliança governista.  A reviravolta no processo político ontem teria ficado por conta do possível lançamento da candidatura do senador Acir Gurgacz (PDT) ao governo de Rondônia com a adesão do PSB, PTB e PT.

Os partidos amanheceram reunidos, tratando do assunto, e até o fechamento desta matéria  não haviam confirmado o novo projeto político. Na nova composição, o PTB indicaria o ex-prefeito de Cacoal, empresário Divino Cardoso, ao cargo de vice-governador na chapa encabeçada por Gurgacz.

Pela manhã, o deputado federal e presidente regional do PT, Padre Ton (Alto Alegre), teria recebido o convite para integrar a nova chapa partidária, mas no final da tarde, em convenção realizada na sede do partido, em Porto Velho, ele teve indicação homologada ao cargo de governo.

Na última quinta-feira, a Executiva Nacional assinou resolução determinação em Rondônia a aliança com o PMDB.  A determinação  foi descumprida pela cúpula petista, que optou ontem em ter candidatura própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário