5 de maio de 2014

INÉDITO: TRE inclui na pauta pedido de cassação de ex-prefeito

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) incluiu na pauta desta terça-feira, o julgamento da ação cautelar, que trata do futuro político de Osvaldo de Souza, o popular Dinho, ex-prefeito de Candeias do Jamari. O relator do processo é o desembargador Roosevelt Queiroz e a sessão está programada para as 16 horas. O caso é considerado inédito por juristas e advogados de Rondônia.

Dinho é acusado de abuso de poder econômico na eleição de 2012 e no último dia 20 de março teve o mandato cassado pelo juiz eleitoral Carlos Augusto Teles de Negreiro. Além de Dinho, foi cassado também o vice-prefeito Francisco Sobreira de Soares, o popular Careca.

Na decisão, o juiz declarou Dinho Souza inelegível por 8 anos. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Na mesma decisão, o juiz determinou a posse imediata do segundo colocado nas eleições de 2012. Dinho também teve os direitos políticos suspensos por um período de 5 anos. Advogados de Dinho conseguiram na Justiça evitar a posse do segundo colocado até o julgamento da ação cautelar.



Baile na Justiça

Dinho decidiu renunciar a Prefeitura de Candeias no último dia 4 de abril para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa. Em seu lugar assumiu o vice-prefeito Francisco Sobreira, o Careca, que também teve o mandato cassado. Um grupo liderado pelo ex-prefeito Lindomar Garçom (PMDB) estaria trabalhando uma nova eleição para a presidência da Câmara e destituir Mesa Diretora.
Como dos nove vereadores de Candeias, seis são da base do Executivo Bejim (PV), Haia (PV), Miguelzinho (PV), Júnior Silva (PP), Carlos César (PC do B) e Brito da Bicicletaria (Solidariedade), a estratégia do grupo de Garçon, segundo o presidente da Câmara, Neilton Bento (Pros), é destituir a atual Mesa Diretora para eleger presidente o sobrinho do ex-deputado federal e ex-prefeito, o vereador Claudiomar Lemos, o Haia, que em seguida assumiria a prefeitura com a possível renúncia ou confirmação da cassação do “Careca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário