1 de abril de 2014

Rondônia abate 242 mil cabeças de gado e ocupa 5ª posição em ranking nacional

Propriedade rural em Machadinho. Foto: J. Gomes
A enchente histórica do rio Madeira resultou na morte de centenas de bois no baixo Madeira e trouxe sérios prejuízos a economia, mas o mês de abril começou com uma boa notícia. O Estado de Rondônia teve um incremento de 242.785 mil cabeças de gado abatidas em 2013 e ocupou a quinta posição no ranking nacional divulgado essa semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O primeiro do topo é o estado do Mato Grosso com 822.140 mil bovinos abatidos.

Outra notícia boa: os estados do Mato Grosso, Goiás, Pará, Minas Gerais, Rondônia, Tocantins e Bahia apresentaram aumento nas exportações de carne bovina in natura e esse crescimento tem atraído a atenção do governo federal. O estado passou receber um tratamento diferenciado do governo federal e novos investimentos deverão ser anunciados ainda esse ano.


Recentemente, esteve em Porto Velho representantes da Secretaria de Comércio e Exterior, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O desempenho de Rondônia nas exportações de carne tem despertado interesse do governo federal. Pela primeira vez na história, Rondônia registrou exportações de US$ 1,041 bilhão, representando um marco para as vendas rondonienses que ultrapassaram pela primeira vez na história a marca dos US$ 1 bilhão. O Palácio do Planalto está de olho nessa fatia do mercado.

Os pecuaristas estão fazendo sua parte. O Ministério da Agricultura fiscaliza e a Agência de Defesa Sanitária do Agrosilvopastoril (Idaron) é responsável pela campanha de vacinação do rebanho de mais de 12 milhões de cabeças. Todo esse trabalho pode ser comprometido, caso o governo federal não dedique atenção especial ao Ministério da Agricultura. Existe uma necessidade muito grande na contratação de fiscais federais. Muitos fiscais deixaram o órgão federal e outros se aposentaram.


Não é justo toda a fiscalização da produção de Rondônia ficar nas mãos de apenas dois fiscais. Recentemente foi autorizado a realização de concurso público para a contração de novos servidores, mas não existe previsão de contratação de fiscais. 


LEIA AINDA
Exportação em Rondônia cresce mais de 500%
Rondônia, a nova fronteira de negócios

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário