27 de março de 2014

Rondônia recebe socorro da Força Nacional do SUS

O governador Confúcio Moura (PMDB) seguiu hoje
Governador Confúcio cumprimenta os médicos
com médicos integrantes da Força Nacional do SUS, do Ministério da Saúde, para Guajará-Mirim e Nova Mamoré, cidades atingidas com a cheia histórica no Estado. Os dois municípios estão isolados devido a enchente e ontem as famílias começaram a receber orientação do trabalho preventivo. 
 
“As ações de governo acontecem de forma imediata. Não vamos esperar as doenças graves surgirem e estamos trabalhando na parte preventiva”, disse o governador Confúcio Moura, antes de embarcar com os profissionais. 
 
“Essa missão tem a finalidade de analisar a situação da água nos rios. Essas análise serão encaminhadas para laboratório especializados, que poderão detectar possíveis vermes e agravantes que podem causar doença à população. Estamos agindo de maneira preventiva. É por isso que em Rondônia não tivemos casos de mortes envolvendo a cheia nos rios”, explicou. 
Trecho da BR-364, próximo de Mutum
 
Confúcio disse que conversou em Brasília com representantes da Força Nacional do SUS e recebeu o apoio de imediato. “Esses profissionais atuam em situação de calamidade. A presidente Dilma Rousseff deu palavra e está cumprindo o que prometeu. O Estado também recebeu reforço de medicamentos e agora vamos a campo para trabalhar”. 
 
As equipes da Força Nacional do SUS são compostas por um coordenador, dois médicos, quatro enfermeiros e três técnicos de enfermagem, todos especializados em emergência e urgência. Para atender às vítimas das enchentes de Rondônia, o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, enviou ao estado - desde o início das chuvas - 6,25 toneladas de medicamentos e insumos divididos em 25 kits, capazes de atender 37,5 mil pessoas em um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário