20 de março de 2014

Justiça Eleitoral cassa diploma de prefeito de Candeias do Jamari

Porto Velho, Rondônia - O juiz eleitoral Carlos Augusto Teles de Negreiro, decidiu cassar o diploma do prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Souza (PV), e o vice-prefeito Francisco Sobreira de Soares. Os dois são acusados de abuso de poder econômico nas eleições de 2012. A decisão, publicada na edição da última quarta-feira no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi encaminhada ontem à Mesa Diretora da Câmara de Candeias.
Na decisão, o juiz declarou Dinho Souza inelegível por 8 anos. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Na mesma decisão, o juiz determina a posse imediata do segundo colocado nas eleições de 2012. Dinho também teve os direitos políticos suspensos por um período de 5 anos. 

Entenda o caso

Dinho polarizou a disputa para o cargo de prefeito do município com Raimundo das Chagas Teixeira (PDT), conhecido popularmente como professor Raimundo e que pela segunda vez concorria ao cargo na cidade satélite. Com 100% das urnas apuradas o resultado final indicou a vitória de Dinho, com uma diferença de 41 votos sobre o oponente. O desfecho, no entanto, está cercado de rumores e indícios que colocam em suspeita a credibilidade do pleito.
A começar pela apuração. “Estávamos acompanhando por um telão, na Câmara Municipal, a contagem dos votos e o professor Raimundo estava liderando a disputa. Por volta das 21h o telão apagou. Pediram pra gente se afastar e que o telão tinha sido apagado porque estavam esperando a chegada de umas urnas do sítio”, narrou o candidato a vereador do município, Antônio Pioneiro.

Boca de urna

Presidente do diretório do Partido Socialismo e Liberdade (P-Sol) em Candeias do Jamari, Marcos Sussuarana acrescentou na época mais situações que colocam em cheque a condução do pleito eleitoral no município. “Uma das sessões eleitorais fica na linha 45 e nesse local a votação aconteceu na escola municipal Mário Covas, onde foram instaladas as sessões 119 e 145. O curioso é que a urna chegou à escola em um carro adesivado com propaganda do Dinho e conduzido por um dos coordenadores de sua campanha”, apontou.

Ele afirmou ao que o equipamento foi recebido pela diretora da escola, a quem nominou Valcifran. Segundo ele, a diretora usava um crachá de fiscal do partido do prefeito Dinho e não haviam funcionários do TRE no local. Sussuarana acrescentou que ela ficou na escola por um período auxiliando no preenchimento de justificativas e realizando boca de urna junto aos eleitores. A diferença entre os candidatos no local foi de 27 votos, segundo dados do TRE-RO.

LEIA AINDA: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário