20 de março de 2014

A chuva que beneficia Rondônia

A chuva que castiga Rondônia pouco tem influenciado na cheia do rio Madeira, em Porto Velho, mas o volume de água que atinge no Estado beneficiou a lavoura de soja, milho e café.
Hoje todas as áreas já foram plantadas e a fase de colheita da safra 2013/2014 iniciou no mês de fevereiro.
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Rondônia revelam que a produção de soja no Estado deve chegar esse ano a 60.311 toneladas, arroz 136.609, milho 1ª safra 123.950 totalizando nesse primeiro momento 870.870 toneladas. Os números podem mudar até o final do ano.
O Porto Graneleiro de Porto Velho fechou o exercício de 2013 com crescimento de 16,24% de exportação, em relação ao período de 2012. Passaram por lá 1.922.620 toneladas de soja e 976.449 de milho. Boa parte da soja que passou por Rondônia veio do Mato Grosso, hoje maior produtor do alimento no Brasil.
A enchente no rio Madeira, em Porto Velho, trouxe um prejuízo de mais de 600 milhões na agricultura, segundo revelou em recente entrevista ao Diário o secretário municipal de Agricultura, Leonel Bertolim.
Hoje a soja está sendo plantada em mais de 15 municípios de Rondônia e muitos empresários estão investindo no setor.
Na região de Machadinho do Oeste, por exemplo, muitos empresários abandonaram a pecuária e passaram a investir na produção de arroz e soja. As previsões são otimistas e o processo de colheita surpreendeu. A região, segundo a Embrapa, é a mais atingida pelas chuvas durante o inverno amazônico, um fenômeno natural importante para a lavoura.

O milho, segunda safra, é plantado no final de janeiro e segue até de março. O processo de colheita na lavoura acontece no mês de junho e comercialização no período de junho a agosto. O poder público precisa agora planejar o pós-enchente e garantir a condições de escoamento da produção agrícola. Com o aumento da produção, cresce o volume de cargas transportadas nas estradas vicinais e rodovias. A agricultura vai precisar ganhar atenção redobrada quando o nível do rio baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário