8 de janeiro de 2014

Índios Tenharim ameaçam cobrar pedágio na Transamazônica

Clima voltou a esquentar na região de Humaitá
Porto Velho, Rondônia - O clima voltou a ficar tenso na reserva indígena Tenharim Marmelos, na região de Humaitá. Os índios ameaçaram ontem voltar a cobrar pedágio a partir do próximo dia 10, como forma de compensar os danos causados após protestos realizados no último dia 25 na cidade amazonenses. A sede da Funai foi destruída e agora os indios querem recuperar os prejuízos.
O comandante militar da Amazônia, general do exército Eduardo Dias da Costa Villas Boas, esteve ontem na região reunido com representantes dos povos Tenharim Marmelo. “Esse medida pode gerar conflito na região entre índios e a população”, teme o general, que aconselhou os indígenas a mudar de ideia.
Enquanto acontecia a reunião, policiais federais prosseguiam com as buscas de três pessoas que estão desaparecidas na região. Estão desaparecidos o professor Steff Pinheiro de Souza, o representante comercial Luciano Ferreira Freire e funcionário da Eletrobras Amazonas Energia Aldeney Ribeiro Salvador.
Policiais federais encontraram no último domingo os destroços de um veículo que pode ser de homens desaparecidos na reserva, que é cortada pela rodovia Transamazônica.
Por meio de nota, a Superintendência da Polícia Federal em Rondônia informou que as peças encontradas estão sendo submetidas a novos exames periciais para identificação da numeração, “sendo que, aparentemente trata-se de um veículo VW, GOL, cujos dados já estão sendo pesquisados junto a VW do Brasil”.

A Justiça Federal reafirmou a determinação de que a União e a Funai adotem medidas que garantam a segurança dos índios na terra indígena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário