16 de janeiro de 2014

Demandas no Judiciário aumentaram 16,29%


Presidente do TJ, Rowilson Teixeira
O Poder Judiciário analisou no ano passado 29.500 processos, o que representa um aumento de 16,29% em relação ao período anterior no total das demandas. O balanço foi apresentado ontem pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rowilson Teixeira, durante a abertura do Ano Judiciário, em Porto Velho.
Esta realidade é perfeitamente compreensível. Mas, ao mesmo tempo, preocupante. O nosso estado cresceu e, principalmente, o Judiciário registrou um grande aumento em suas demandas, tendo o complexo hidrelétrico do rio Madeira como um dos grandes responsáveis”, explicou o presidente.
Balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostra o Poder Judiciário o terceiro mais ágil do Brasil, mas para o atual presidente, a atual posição no ranking da Justiça brasileira é considerada “não satisfatória dado a capacidade intelectual e moral de nossos magistrados e funcionários, bem como de todo o aparato tecnológico de que dispomos”.
O subprocurador-geral da Justiça (MP), Claudio Silveira, enalteceu a importância instituição da Sessão Solene, e defendeu que haja melhora na qualidade das leis: “a pretensão de mudar as condições de vida somente através da edição de leis raramente produziu bons resultados”.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Andrey Cavalcante, também fez uso da palavra e defendeu a continuidade da parceria entre a OAB, pois, conforme discursou, a soma de esforços não é uma escolha, mas uma necessidade imperiosa das atribuições de cada instituição.

Além do presidente do TJ e representantes da OAB e MPE, também compuseram a mesa de honra o governador do Estado, Confúcio Aires Moura; e o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Curi Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário