15 de dezembro de 2013

População aprova maneira de Confúcio Moura governar, diz Ibope

O governador Confúcio Moura (PMDB) obteve boa avaliação na pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Encomendada pelo Ibope, a sondagem mostrou que o peemedebista tem 52% de aprovação da maneira de governar. O resultado foi apresentado ontem, em Brasília, e mostrou também o bom desempenho da presidente Dilma Rousseff (PT) em Rondônia, Estado onde a petista teve o maior índice de avaliação (leia o box).
Em Rondônia, foram entrevistadas 504 pessoas. A CNI realizou a pesquisa nos 27 Estados da federação e foram 15.414 entrevistas em 727 municípios, sendo 2.002 para amostra nacional, e complemento de 13.412 entrevistas em 26 Estados e no Distrito Federal.
Cinco áreas de atuação foram avaliadas pela pesquisa: habitação, cultura, saúde, segurança e combate às drogas. Estradas e rodovias foram lembradas com destaque na pesquisa pelos entrevistados em Rondônia, Amapá e Mato Grosso. Os residentes de Rondônia e Acre elegeram o saneamento básico entre as de pior desempenho.
Para o superintendente da Funasa em Rondônia, Ivo Benitez, isso pode ser atribuído à indicação de administradores que não conseguiram controlar a quantidade de problemas e o número de servidores que não é pequeno e nem sempre estavam preparados para o volume de atendimento no Estado.
Ele explicou que Rondônia não fez um planejamento adequado no passado e o governo demorou para reduzir o impacto de gravidade.
O Distrito Federal, segundo a pesquisa, apresentou o maior percentual de residentes que escolheram a área de saúde como de pior desempenho: 71%. Em seguida vêm Rio Grande do Norte (69%), Mato Grosso do Sul (63%), Rio de Janeiro (63%) e Rondônia (63%).
Combate à corrupção – Esse item aparece entre os quatro piores desempenhos mais citados nos Estados do Paraná, Rondônia e Santa Catarina. 
Dilma lidera em Rondônia
A presidente Dilma Rousseff tem um dos maiores índice de popularidade. A avaliação da população com relação às ações e políticas do governo Federal, por área específica de atuação, também melhorou, segundo apontou a sondagem.
Em Rondônia, de acordo com a CNI, a popularidade de Dilma é de 63%. Em se tratando da maneira de governar, a presidente teve em Rondônia 72%, o maior percentual registrado no Brasil. Para o presidente regional do PT no Estado, deputado federal Padre Ton, as obras de infraestrutura em Rondônia contribuíram com o resultado. “A construção das usinas do rio Madeira, a licitação das obras do linhão que vai levar energia de Porto Velho ao Sul do Brasil, programa Luz para Todos, entrega de títulos definitivos ajudaram nesse bom desempenho do governo de Dilma”, explicou.
Padre Ton considera também que “mesmo em sociedade rural e conservadora, as pessoas começam a reconhecer, e quebraram um certo preconceito que tinham da presidente pelo fato de ser mulher”.
Ele destacou ainda a retomada das obras de restauração da BR-364, também citada na pesquisa como um dos problemas lembrados pelos entrevistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário