23 de dezembro de 2013

Municípios de Rondônia estão no Mapa Turístico 2014

Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques

Porto Velho, Rondônia - O estado de Rondônia tem 19 cidades contempladas no Mapa do Turismo 2014, divulgado na última terça-feira pelo Ministério do Turismo. O trabalho foi dividido em quatro polos; BR-364/Caminhos de Rondon (Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Vilhena): Polo Guajará-Mirim (Guajará-Mirim e Nova Mamoré); Polo Porto Velho (Candeias do Jamari e Porto Velho) e Vale do Guaporé (Alta Floresta D`Oeste Cabixi, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Seringueiras).

A nova configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos.

Em comparação ao mapa anterior, publicado em 2009, a nova versão possui um número maior de regiões turísticas (303). Esse aumento se deve, sobretudo, a uma nova divisão e desmembramento de grandes áreas – a exemplo da Serra Gaúcha, agora subdividida em microrregiões.

Todo os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. “Nem todas as cidades do mapa anterior apresentam potencial para fazer parte do processo de desenvolvimento da atividade turística no país. Isso é sinal de maturidade no trabalho de gestão”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. 

A reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseiam nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo  Plano Nacional de Turismo 2013-2016.  O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário