17 de dezembro de 2013

Elevação de cota da Usina de Santo Antônio vai parar na Justiça

Usina de Santo Antônio, em Porto Velho
Porto Velho, Rondônia - A Santo Antônio Energia realiza nesta quarta-feira, 18, a partir das 17 horas, no espaço de eventos Elus Eventos, em Porto Velho, uma audiência pública para discutir sobre a ampliação da cota do reservatório da usina de 70.5 para 71.3 metros.

 A proposta de realização da audiência foi parar na Justiça Federal. O Ministério Público do Estado de Rondônia e o Ministério Público Federal protocolaram Medida Cautelar na para que o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) suspenda a audiência pública. A medida foi negada no final da tarde de ontem.


Segundo informou a assessoria de imprensa dos dois órgãos, a medida recomendava que o Ibama realizesse audiências públicas em todos os distritos, especialmente Jaci-Paraná, e localidades ribeirinhas afetadas pela alteração do nível de barragem da UHE de Santo Antônio localizadas acima da barragem do citado empreendimento e a publicação desses eventos em jornais de circulação locais, emissoras de rádios e outros meios de comunicação.

Eles entendem que a audiência pública realizada na capital não vai contemplar os distritos, que serão afetados pela alteração do nível do reservatório.

O projeto básico prevê a implantação de mais 6 unidades geradoras de energia. O MP alega que a Usina de Santo Antônio não apresentou estudo atestando a segurança estrutural de sua barragem para suportar a elevação do nível de águas para 71.3 metros.

O resultado será utilizado na análise de viabilidade ambiental da proposta. O Ibama emitiu recentemente Nota Técnica de 5493/2013 informando que inúmeras solicitações não foram atendidas pela Santo Antônio Energia. “Ainda existem pontos para serem esclarecidos e complementações para serem realizadas para a avaliação de viabilidade”, diz o documento. O Ibama também sugere que as audiências públicas aconteçam nas localidades que serão afetadas com o impacto da ampliação da cota. 


LEIA AINDA: 

Aneel cancela compensação de 24,3 MW à usina de Jirau pela Santo Antônio, diz jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário