14 de outubro de 2013

Nova ponte em Abunã é licitada pelo DNIT


No período da estiagem, travessia fica complicada no rio
A empresa Arteleste venceu o processo licitatório para a construção da ponte sobre o rio Abunã, em Porto Velho. A empresa, que vai executar também o projeto básico, foi a vencedora no Regime de Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). A obra está orçada em R$ 130 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
De acordo com o setor de transporte do DNIT, a ponte terá uma extensão de 3,84 km. Pelo contrato, os seis meses iniciais serão para a elaboração e entrega do Projeto Básico, e os demais trinta meses para execução das obras, com elaboração em paralelo do Projeto Executivo.
Na semana passada, o diretor executivo do DNIT, Tarcísio Gomes de Freitas, participou de audiência pública promovida pela Comissão de Viação e Infraestrutura da Câmara Federal e, na ocasião, ele destacou a importância da ponte na ligação viária de Rondônia com o Acre, por meio da BR-364, como corredor de exportação. “Rondônia está localizada em área estratégica, principalmente para a escoação da soja que é produzida no Mato Grosso”, disse.

A licitação havia sido suspensa em junho deste ano por decisão da Justiça, que determinou a retificação do edital. A obra tem previsão para iniciar no próximo ano.

Mais obras

O diretor executivo do Dnit confirmou para o mês de novembro a construção do contorno Norte de Porto Velho. “A previsão é que até novembro deve ser lançada a licitação”, adiantou Tarcísio. A obra, quando concluída, vai desafogar o trânsito intenso de carretas pesadas dentro da cidade de Porto Velho e terá o trajeto com destino ao novo porto da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário