26 de junho de 2013

Fiero fica sem Baú, decide Tribunal Regional do Trabalho


Porto Velho, Rondônia  - A disputa pelo poder administrativo da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) ganhou mais um capítulo ontem (25), depois que o Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) favoreceu os sindicatos de oposição ao atual presidente, Denis Baú e desconsiderou sua vitória no último processo eleitoral da entidade. A disputa foi decidida por 3 votos a 2. O grupo, que congrega 19 sindicatos patronais do Estado, volta a ser dirigido por uma junta administrativa que deve coordenar as ações da entidade até que um novo pleito eleitoral possa ser organizado e se decida um novo presidente para a Federação. Temporariamente assumem o comando da entidade uma trinca formada por Edmilson Cândido, Juliano Borges e Alan Gurgel.
A possibilidade de Baú voltar ao comando da entidade, no entanto, ainda existe apesar de remota na visão do advogado Eduardo Diniz, um dos profissionais que compõe a equipe jurídica da junta administrativa. Ele explica que ainda existem dois processos em tramitação que podem reconduzir o então presidente ao poder da Fiero. “A possibilidade é remota, no entanto, porque as matérias coincidem bastante. Essa decisão do Pleno tende a tornar favorável também os próximos julgamentos. A meu ver um possível retorno da antiga gestão ao comando é uma possibilidade muito pequena”, analisou Diniz lembrando que a próxima audiência sobre o caso está prevista para o dia 5 de julho.
Presidente da junta administrativa, Cândido afirma que o primeiro passo do grupo será uma assembleia extraordinária na próxima sexta-feira (28), onde será analisado as contas da Fiero relativas ao exercício de 2012. Em seguida, o grupo planeja uma série de reuniões com representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para atender as demandas deste grupo. “Vamos entrar em contato com o interventor Sérgio Moreira, que é quem tem direcionado os trabalhos e tentar atender as demandas da entidade, de modo que possamos retomar um ritmo e fluxo normais de trabalho”, indicou Cândido.
HISTÓRICO
Denis Baú passou a sofrer oposição no comando da Fiero depois que as últimas eleições, realizadas em 2012, ocorreu sobre suspeita de fraude. Contra ele ainda pensam acusações de improbidade administrativa, o que fez com que 14 dos 19 sindicatos filiados à entidade se colocassem contrários à sua gestão. Baú já foi deposto uma vez da presidência da entidade, mas foi reconduzido ao cargo depois de recorrer da decisão e obter na justiça o direito de retomar a gestão da entidade. A reportagem não conseguiu contato com ele até o fechamento desta edição para saber se o mandatário pretende recorrer desta nova decisão. (Raphael Vaz/Diário da Amazônia). Fotos Jota Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário